Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 16:23
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Contribuir na formação de profissionais da saúde para que atendam ao perfil do Sistema Único de Saúde. Este é um dos objetivos principais do projeto de extensão Estágio Integrado na Regional de Cáceres que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem do campus da Unemat no município.

Coordenado pelas professoras Flavia Maria França e Antonia Maria Rosa, o projeto começou a ser realizado neste ano com os alunos do 4º ano do curso.Desenvolvido em 12 municípios que fazem parte da regional de Cáceres, o projeto tem como proposta inserir os alunos na realidade da saúde nesta região buscando aplicar princípios da humanização da relação entre o profissional da saúde e população atendida, a racionalização dos recursos e a interiorização, ou seja, a inserção da mão de obra especializada nas regiões mais interioranas.

Durante dois meses, os 38 alunos concluintes do curso de Enfermagem estarão atuando nesses municípios sob a orientação local de um profissional da área, o chamado preceptor, e recebendo instruções de seus professores orientadores. Entre as atividades estão o atendimento de rotina e programados nos Postos da Saúde da Família( PSF)

Para atuar em campo, os estudantes recebem treinamento introdutório na área da saúde que é realizado por técnicos especializados. "A intenção é que os alunos já se vejam como enfermeiros responsáveis pelas suas unidades de atuação", afirmou Antonia Maria Rosa.

A ação recebe financiamento do Ministério da Saúde e recebe o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Saúde. No dia 07 de abril será organizado em Cáceres um evento em que alunos e coordenadores apresentarão o projeto a comunidade acadêmica externa.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/307769/visualizar/