Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 04 de Abril de 2006 às 10:19

    Imprimir


O sindicato que representa professores e auxiliares administrativos da educação privada (SINTRAE-MT) reunirá a categoria para debater na quarta-feira (5) dois problemas graves enfrentados tanto por sua categoria quanto pela maioria dos trabalhadores: o assédio moral e a jornada excessiva de trabalho.

Estes serão os temas da mesa redonda “Assédio moral no Trabalho e Jornada de Trabalho”, que acontece à partir das 18h30 e contará com a participação do autor do livro “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, o médico do trabalho Ivo Antônio Vieira.

O assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Esse tipo de assédio é mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego ou a aceitar desrespeitos a seus direitos (tais como o atraso de salários ou o trabalho extra não remunerado).

JORNADA - A jornada excessiva de trabalho também é um dos problemas enfrentados pelos trabalhadores. O SINTRAE-MT é uma das entidades que apóiam a Campanha Unificada pela Redução da Jornada de Trabalho, sem redução de salário.

A campanha visa defender a tramitação, em caráter emergencial, da Proposta de Emenda Constitucional 393/01, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e do deputado federal Inácio Arruda (PC do B-CE) que prevê a redução da jornada de trabalho sem redução do salário.

A proposta das centrais é de reduzir a jornada de 44 para 40 horas semanais, o que poderia gerar 1.817.749 postos de trabalho.

Este é a primeiro de uma série de debates que o SINTRAE-MT vai realizar durante todo o ano, com base nos dados apurados em uma pesquisa sócio-econômica realizada no início deste ano, que confirmou, entre outras coisas, uma queda de quase 20% no poder de compra dos trabalhadores durante o Plano Real.

A mesa-redonda “Jornada de Trabalho e Assédio Moral no Ambiente de Trabalho” acontecerá às 18h30, na sede do SINTRAE-MT, à rua Antônio Batista Belém, n.° 378, no bairro Lixeira. Mais informações: 3623 3403/3624 9215





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308135/visualizar/