Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 30 de Março de 2006 às 15:44
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


A secretaria de Meio Ambiente (Sema) irá suspender a partir desta sexta-feira (31/03) a emissão de Guias Florestais (GFs) que autorizam o transporte de madeira no estado. De acordo com o supervisor de Transporte de Produtos Florestais da Sema, Félix Rezende, a paralisação é necessária para que sejam feitos ajustes no sistema de informática que controla a movimentação e saldo de produtos florestais. As Guias só voltarão a ser emitidas a partir do dia 5 de abril.

O sistema de cadastro, comercialização e transporte de produtos florestais (Sisflora) passará por atualizações e será incorporado a ele o controle de saldo, que poderá ser acessado pelo empresário do setor madeireiro de qualquer terminal de computador. Via internet o comerciante poderá acompanhar a movimentação do seu saldo, como se fosse um sistema bancário.

A Superintendência de Gestão Florestal irá disponibilizar ao empresário um relatório com toda a movimentação feita por ele junto á Sema. Neste relatório o empreendedor terá acesso a informações sobre emissão de Guias Florestais, declaração de estoque, inclusive com o controle de entrada e saída de produtos na sua empresa.

O supervisor de transporte de produtos florestais Félix Rezende, defende a manutenção do sistema como fator prioritário. “Reconhecemos que alguns transtornos poderão ocorrer, mas os reajustes se fazem necessários neste momento. Nosso objetivo é garantir um sistema seguro e eficiente no atendimento ao público” diz o funcionário da Sema.

A partir desta sexta-feira (31/03), as antigas Atpfs emitidas pelo Ibama, perderão validade. O documento que autorizava o transporte de produtos florestais, será substituído definitivamente a partir de hoje pelas Guias Florestais (GFs), emitidas pela Sema.

Desde o início deste ano, 623 empreendimentos realizaram cadastro junto à Sema, estando aptos a trabalhar. E 2.576 Guias Florestais também foram emitidas até agora.





Fonte: Assessoria/Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308762/visualizar/