Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 25 de Março de 2006 às 09:46

    Imprimir


Pelo menos uma dúzia de edifícios projetados para diminuir o impacto sobre o meio ambiente - com sistemas para economizar água e energia elétrica - serão apresentados em breve em Nova York, a cidade mais "verde" dos EUA.

Este novo tipo de edifícios "ecológicos" inclui a nova sede do jornal "The New York Times" e a Torre da Liberdade, que será construída no "Ground Zero". As maquetes das edificações estão em exposição no Museu do arranha-céu.

Com o título "Torres verdes para Nova York", a exposição explora como esta localidade se mantém como o centro urbano mais ecológico dos EUA, e como luta para manter esta posição através da contínua construção de edifícios "verdes".

Urbanistas e arquitetos afirmam que Nova York é eficiente na conservação e na economia de energia apesar de sua alta densidade demográfica, do desenvolvimento vertical e do tráfego intenso.

"Nova York é a comunidade mais verde dos EUA e uma das cidades mais verdes do mundo", diz o autor nova-iorquino David Owen no artigo "Manhattan verde", citado na mostra.

Esse legado será ampliado com uma nova geração de edifícios sustentáveis de uso variado, como o corporativo "The Hearst Tower", o institucional Torre da Liberdade e o residencial "One River Terrace".

O edifício do Bank of America, que estará pronto em 2008, se destaca pela sua "parede dupla", uma tecnologia que dissipa o calor solar, e por um sistema de ventilação instalado sob o solo, não no teto.

A obra, que foi orçada em um bilhão de dólares, também contempla a instalação de monitores para detectar dióxido de carbono e garantir ar fresco, assim como um sistema que recolhe e recicla água de chuva.

Nos EUA, os edifícios ecológicos são certificados pelo sistema "Leed", ou Liderança em Energia e Design Ambiental, criado em 2000 pelo Conselho de Edifícios Verdes, uma entidade de líderes da indústria da construção com consciência ambiental.

As qualificações se baseiam em uma série de fatores, principalmente no consumo de água e energia, na qualidade do ar, na durabilidade e no uso de materiais recicláveis, e vão desde a categoria "certificado" (26 pontos) à "platina" (52 pontos).

No estado de Nova York foram certificados dez edifícios e outros 191 projetos ainda em construção já se candidataram ao "Leed", 98 dos quais estão na área metropolitana.

A expectativa é que a sede do Bank of America seja o primeiro prédio de Nova York a receber a qualificação "Platina".

Já o prédio do jornal "The New York Times" terá um jardim interno descoberto e um equipamento que calibra a entrada de luz solar.

Outro projeto que se destaca na mostra é a "Torre Hearst", cuja estrutura emprega 20% a menos de aço que uma estrutura normal, o que representa uma economia de aproximadamente 2.000 toneladas de metal.

No interior do edifício serão instalados sensores que automaticamente apagam luzes e computadores quando a sala fica vazia.

Segundo um artigo recente do "The New York Times", o custo da arquitetura ecológica diminuiu nos últimos anos por causa, em grande parte, da disponibilidade de novas tecnologias e materiais de construção.

Entretanto, seja qual for o custo dos edifícios "verdes", os arquitetos com sensibilidade ecológica dizem que representam, com o tempo, um investimento, já que seu projeto limita os custos de operação e manutenção, e aumenta a produtividade.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309998/visualizar/