Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 24 de Março de 2006 às 06:54
Por: Nika Pereira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estuda a implantação de modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo seguimento (5ª a 8ª série), e Ensino Médio no Assentamento Dorcelina Folador. A proposta foi apresentada por representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e do Movimento dos Sem Terra (MST).

Os cursos atenderiam os moradores da região do assentamento Dorcelina Folador, localizado no município de Várzea Grande, e funcionaria no Centro de Formação que já existe no assentamento.

A Seduc vai analisar a possibilidade de implantar as modalidades em cima das bases legais. Para isso solicitou a Unemat e ao MST o encaminhamento do processo com dados sobre a demanda de alunos e quais as necessidades da comunidade.

A Unemat também tem a proposta de implantar cursos profissionalizantes como: Técnico Agropecuário com ênfase em Agroecologia e Técnico Agropecuário com ênfase em Criação de Animais. A previsão é que as aulas iniciem no segundo semestre de 2006 e atenda toda região do Assentamento.

O financiamento para cursos seria feito pelo Programa Nacional de Educação Agrária (Pronera) do Governo Federal. Porém, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, destacou a necessidade de se buscar parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) para a implementação dos cursos profissionalizantes.

Além da secretária adjunta, participaram da reunião, o representante da Unemat, Clóvis Vaileant, integrantes do Movimento dos Sem-Terra e a equipe Técnica da Seduc.




Fonte: Assessoria Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310358/visualizar/