Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 11 de Março de 2006 às 10:40

    Imprimir


Na próxima semana devem surgir novidades em relação à instalação do Campus da UFMT em Barra do Garças. A expectativa é de que entre em votação na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que desapropria uma área para a construção. O governador Blairo Maggi já se comprometeu a sancionar o projeto e viabilizar recursos para a desapropriação. Atualmente o Campus da UFMT do Médio Araguaia está instalado no município de Pontal do Araguaia.

A proposta de desapropriação é do deputado estadual Humberto Bosaipo. De acordo com o diretor do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia (ICLMA), José Marques Pessoa, a intenção é retomar a área de uma fábrica que está desativada desde os anos 70 e que foi construída com recursos da Sudam. Com a aprovação e sanção do projeto, a área seria doada à UFMT. Já foram realizadas audiências públicas para discutir a proposta, que obteve apoio tanto do Executivo como do Legislativo estadual.Conforme Alexandre Rauh, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes do Campus do Médio Araguaia, desde fevereiro, foi dado início a uma campanha para colher assinaturas de estudantes da rede pública de ensino e pessoas da comunidade, manifestando apoio à instalação da UFMT em Barra do Garças.

O ICLMA tem atualmente seis cursos de graduação. Como parte do programa de expansão da UFMT, o instituto começou a oferecer este ano também a Licenciatura em Física. A partir de agosto começam os cursos de Enfermagem e Engenharia de Alimentos. São quase mil alunos matriculados, em Pontal do Araguaia, atual sede do Campus e em turmas especiais de Letras e Matemática em Água Boa (a mais de 200 Km do campus) e em Barra do Garças – Licenciatura em Ciências Naturais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

De acordo com José Marques Pessoa, quando foi fundado, em 1981, o Campus funcionava em Barra do Garças, tendo sido transferido para Pontal do Araguaia em 1989. Na sua avaliação, apesar da pouca distância entre os dois municípios, o fato de se localizar em Barra dará à instituição mais visibilidade e poder de articulação entre os governantes e lideranças políticas com vistas à obtenção de recursos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313510/visualizar/