Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Março de 2006 às 08:20
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


A Escola Municipal Caminhos do Saber é destaque no xadrez em Nova Mutum. A modalidade esportiva que exige raciocínio e concentração dos atletas vem sendo praticada desde 2004 e neste sábado, dia 11, uma competição inter-séries vai envolver 160 alunos de 5ª à 8ª. Eles foram os campeões do inter-classes realizado no último mês, onde mais de 600 estudantes se debruçaram sobre o tabuleiro na expectativa de classificação.

As atividades terão início às 07h e estende-se até que os campeões sejam revelados. Os classificados entre o primeiro e o quarto lugar nas categorias masculino e feminino vão ser premiados com medalhas, além disso, levam a fama de serem os melhores da Escola. “É uma forma de estimular nossos alunos e também de prepará-los para futuras competições”, explicou o professor de educação física Eduardo Padoan, que coordena o trabalho.

O resultado dessa constante preparação pode ser visto através das conquistas alcançadas. Nos Jogos Estudantis Vale do Verde do ano passado a escola foi campeã nas duas categorias femininas e ficou como vice-campeã no masculino. Ainda em 2005, 30 alunos participaram do I Torneio Aberto de Xadrez de Rosário Oeste/MT. Foram nove classificações, nas categorias pré-infantil, infantil, mirim, cadete, geral masculino absoluto e geral feminino absoluto, sendo três delas em primeiro lugar.

De acordo com o diretor da Escola, Geann Eduard Watzel, a idéia do xadrez nas aulas de educação física surgiu como uma alternativa para estimular o conhecimento e de certa forma acalmar a criançada. “É um esporte de disciplina, onde não há contato físico e se exige concentração”, explicou. O diretor relata que a mudança no comportamento dos alunos já é visível. Na escola, onde estudam mais de 600 alunos, o xadrez é praticado por todos.

E o trabalho que nasceu na Escola Caminhos do Saber deverá estender-se agora para as demais escolas do município. Segundo Eduardo, um projeto com tais objetivos está sendo concluído e será colocado em prática já nos próximos meses. Eduardo disse ainda que a introdução do xadrez nas atividades escolares é uma excelente idéia. Na Caminhos do Saber, só nos horários de educação física já forma jogadas mais de 5,5 mil partidas, ou seja, uma pequena amostra de como o xadrez está sendo levado a sério.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313756/visualizar/