Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 09 de Março de 2006 às 10:11
Por: Rubens Amador

    Imprimir


O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, reúne-se em Cuiabá (MT), nesta quinta-feira e sexta-feira, 09 e 10 de março, com gerentes executivos e chefes de fiscalização dos nove estados da Amazônia Legal. Juntos, os participantes definirão uma fórmula para otimizar recursos logísticos e humanos das gerências do órgão, agregando forças para uma atuação cada vez mais integrada e eficiente. “Pretendemos reduzir em pelo menos mais 10% a taxa de desmatamento na floresta amazônica, em 2006”, afirma Montiel, antecipando uma das metas do Ibama.

Às 15h, no Palácio Paiaguás (Salão Nobre), o presidente do Ibama, Marcus Barros, e o governador do Estado, Blairo Maggi, assinam termo de cooperação para fortalecer o combate ao desmatamento

No ano passado, por causa, sobretudo, das ações de fiscal ização do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, o Ibama fez cair a taxa de desmatamento na Amazônia, em 31%. Caiu de 27.200 km2 para 18.900 km2 a área devastada. A redução de mais 10%, em 2006, levaria a taxa a 17 mil km2.

Além de listar as metas para 2006, os participantes do encontro definirão também as áreas prioritárias e urgentes a serem fiscalizadas e construirão juntos o calendário das futuras operações de fiscalização.

O evento será realizado no hotel Delcas, localizado na Avenida Fernando Correia da Costa, 3355, bairro de Boa Esperança, Cuiabá (MT) - telefone (65) 2121-1721.

Dia-a-dia - No primeiro dia (9), abrindo o evento, Montiel e o coordenador geral de fisc alização do Ibama, Arty Fleck, apresentarão o conjunto das metas para 2006, além do Relatório de Avaliação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento. Juntamente com diretores e coordenadores, os participantes definirão as ações prioritárias a serem desenvolvidas, discutindo a realização das futuras operações de fiscalização nestas áreas.

As chamadas Operações Emergenciais (de combate ao fogo ou acidentes poluidores do meio ambiente) também serão discutidas. No dia 10, os debates se concentrarão no detalhamento dos procedimentos para integrar e otimizar os recursos logísticos e financeiros disponíveis, e na Lei de Gestão de Florestas Pública, aprovada pelo Congresso Nacional.

Além de Montiel e Flack, e do diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambie nte, Tasso Rezende, falarão aos gerentes e chefes de fiscalização o coordenador geral de Zoneamento e Monitoramento Ambiental, Francisco de Oliveira Filho, e, pela Coordenação de Fiscalização e Operações, Aristides Salgado Neto e Virgínia Carpi. Os debates serão moderados pelo assessor especial da Dipro/Ibama Kleber Alves.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313975/visualizar/