Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 07 de Março de 2006 às 15:07

    Imprimir


O Governo do Estado e entidades que representam as comunidades indígenas e órgãos federais estão trabalhando juntos na construção de uma política educacional indígena que possa consolidar Mato Grosso como referência nessa área. Nesta terça-feira (07.03), representantes das entidades estiveram reunidos com o governador Blairo Maggi e a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, para discussão das propostas.

“Saímos daqui com algumas ações que precisamos acertar e apresentamos outras ações que já implantamos”, informou a secretária. “Nós iremos fortalecer ainda mais a política educacional indígena”, afirmou. De acordo com a secretária, desde que o atual Governo assumiu, tiveram início no Estado várias ações voltadas para a educação indígena de qualidade. “Tivemos a abertura de novas salas, a formação continuada de professores, o investimento em material didático e a parceria com a Unemat para formação de professores indígenas no Ensino Superior”, citou.

Por meio da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Unemat estão sendo formados 200 professores indígenas do Ensino Superior, que colam Grau em junho deste ano. Outros 300 professores estão sendo formados no curso de magistério, por meio do “Projeto Hayô”, expressão afirmativa dos nhambikwara que significa “Sim. Bom. Podemos”.

No próximo dia 26 de abril, as entidades e Governo do Estado voltam a se reunir, desta vez na Seduc, para dar continuidade às propostas de melhoria da política educacional indígena. De acordo com a secretária, este trabalho intensificará a participação das entidades, como o Conselho Estadual de Educação Indígena, na construção dessa política.

Num contexto maior, a Seduc está coordenando a formação de grupos de trabalho para discutir o ensino em diversas modalidades. As propostas serão discutidas e aprovadas numa Conferência Estadual, na qual será consolidado o Plano Estadual de Educação.

Participaram da reunião o procurador da República em MT, Mário Lúcio de Avelar, representantes do Conselho Estadual de Educação Indígena, da Organização de Professores Indígenas de MT (Oprint), Sindicato do Trabahadores da Educação Pública de MT (Sintep), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Funai e de organizações indígenas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314481/visualizar/