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Educação/Vestibular
Quinta - 02 de Março de 2006 às 10:55
Por: Soraia Ferreira

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Um documento contendo propostas para a construção das políticas públicas e diretrizes para a Educação do Campo foi elaborado para subsidiar o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso.

O documento é fruto das discussões ocorridas durante o 1º Seminário de Educação do Campo do Norte do Estado, que aconteceu em Sinop entre os dias 23 e 25 de fevereiro, do qual participaram mais 500 pessoas.

Para elaborar as propostas, os representantes de todos os segmentos da Educação do Campo reuniram-se em seis grupos de trabalhos no "Fórum Permanente para a Construção das Políticas Públicas para a Educação do Campo de Mato Grosso", durante o seminário. Entre os segmentos que compõem o Fórum estão a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), a União dos Dirigentes de Educação de Mato Grosso (Undime), os movimentos sociais e sindicatos.

“Esse documento prevê assegurar a política de atendimento e diretrizes curriculares que respeitem a diversidade da Educação do Campo. Tamanha é a importância dele, que a Seduc trouxe ao seminário 50 professores que atuam na educação do campo em várias regiões do Estado e 12 técnicos da Secretaria”, explicou a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie.

Entre as proposições discutidas e elencadas no documento estão: assegurar um currículo específico voltado para realidade do campo; a criação e manutenção de escolas agrícolas; e preparar um calendário escolar adequado às condições locais dos alunos do campo. Além disso, o documento ainda apresenta propostas para a implantação de Educação de Jovens e Adultos (EJA) diferenciada, voltada para a demanda.

Já um programa de formação inicial e continuada específico aos educadores do campo foi o tema mais defendido durante os GTs e entra no documento com a ressalva de “propiciar a criação de novas concepções sócio-político-cultural aos professores do campo”.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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