Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 13:41

    Imprimir


O juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara de Mato Grosso, disse que houve caixa dois na campanha eleitoral de 2002 para candidatos do PSDB, incluindo o senador Antero Paes de Barros (MT). A afirmação foi feita durante depoimento espontâneo do juiz na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos. Segundo o juiz, Antero era, na época, candidato do PSDB ao Governo do estado e parte do dinheiro utilizado em sua campanha veio das empresas de factoring de propriedade de João Arcanjo Ribeiro, conhecido como "comendador".

Arcanjo atualmente está preso no Uruguai, aguardando processo de extradição. O mafioso já foi condenado, em sentenças pronunciadas pelo próprio juiz Julier Sebastião da Silva, a prisão de 49 anos no Uruguai por lavagem de dinheiro, homicídio e controle de crime organizado.

O senador Paes de Barros, que está presente à reunião da CPI, disse que o juiz é "mentiroso" e informou que está movendo dois processos contra ele, um deles por danos morais. O senador garantiu que o juiz está depondo como uma espécie de "instrumento petista instalado dentro do Poder Judiciário". Julier da Silva já foi filiado ao PT. Antero também classificou as afirmações do juiz de "calúnias", negando qualquer ligação com o crime organizado.

O confronto "Julier x Antero", em verdade, já era esperado. Há dias o magistrado vem prometendo falar "tudo o que for público nos processos" que tramitam na 1ª Vara da Justiça Federal. Uma das linhas que iria argumentar seria a constituição do patrimônio de João Arcanjo Ribeiro construído através de financiamento de campanhas eleitorais para manter o jogo do bicho e outras atividades criminosas.

Antero, por sua vez, também já esperava pelas declarações "bombásticas" do juiz federal. Os dois, aliás, são declaradamente desafetos. O senador tem como certo a ação petista dentro da CPI com a finalidade de constituir um "dossiê Antero" por causa da sua oposição dura ao presidente Lula. Antero vem mostrando há tempos as ligações de Julier com o PT, especialmente com o procurador Alexandre César, ex-presidente do partido no Estado.





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/318545/visualizar/