Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 07:53

    Imprimir


O Ligaki, principal portal mobile jovem, comemora os resultados de 2005: 4 milhões de ringtones (toques para celular) vendidos, e mais 2 milhões de downloads de wallpapers, jogos, mp3tones e voicetones. E ainda mais de mil músicas no portfólio e a conquista de parceiros importantes, como Mforma - para oferta de conteúdos Marvel, cinema, Hanna Barbera, e Looney Tunes – Click 21, site Jovem Pan FM e Vírgula para venda de seus serviços.

Em apenas dois anos e meio de atuação, a empresa já contabiliza 3 milhões de clientes (usuários únicos) e comercializou, desde então, um total de 6 milhões de downloads de ringtones. “O mercado de toques para celular tem crescido de maneira expressiva a cada mês”, revela Leonardo Xavier, diretor geral da Tellvox – empresa proprietária do Ligaki. O executivo destaca que “diferentemente dos concorrentes do mercado, o Ligaki é muito forte na comercialização de outros produtos mobile, como jogos e wallpapers. E esta foi uma das razões para investir na parceria com a MForma”.

Ainda segundo Xavier, “o Ligaki não conquistou apenas a liderança do setor, conseguiu se tornar uma referência para o mercado de entretenimento e interatividade via telefonia móvel”. Só em marketing, a empresa investiu, ao longo de 2005, cerca de R$ 27 milhões.

A constante atualização de conteúdo e a preocupação em proporcionar músicas exclusivas para seus usuários foram fatores de peso nos resultados conquistados pelo Ligaki. Para garantir as novidades - entre elas “degustações” de futuros lançamentos -, a empresa adotou uma política de aproximação e fortalecimento de parcerias com artistas e gravadoras. O grupo Motirô e o rapper virtual Dogão foram alguns dos que tiveram suas músicas veiculadas com exclusividade pelo Ligaki, com resultados surpreendentes. A música Senhorita, do Motirô, por exemplo, lançada antes mesmo do CD chegar às lojas, continua a bater recordes, já tendo ultrapassado 70 mil downloads.

Para manter o diferencial no mercado, o Ligaki já prepara novas parcerias e exclusividades nacionais e internacionais para este ano. A aposta da empresa, entre as tendências, é o Reggae Tom - uma mistura do hip hop latino com o hip hop norte-americano. A música Gasolina, uma das mais tocadas no ranking do serviço deste ano, é um exemplo do estilo. “Também estamos conversando com o DJ Hum e o compositor Edu Tedeschi (que tem músicas gravadas por Luciana Mello, Maria Rita e Maurício Manieiri, entre outros)”, adianta Xavier. A idéia, segundo o executivo, é conseguir, de compositores consagrados, “músicas exclusivas para os toques dos celulares”.

O Ligaki inovou também com a criação do troféu Ligaki de Ouro, que premia o trabalho dos artistas brasileiros que ultrapassam 50 mil downloads de ringtones. Lançado em 2004, essa foi a primeira iniciativa desse tipo na América Latina, que contribui, segundo o diretor, “para o reconhecimento do ringtone como produto musical e do celular como um canal de distribuição que gera um novo mercado para produtores, artistas e gravadoras”. O primeiro homenageado foi o rapper Dogão. Já em 2005 foram premiados os grupos CPM22 e Motirô.

Se no início as parcerias de exclusividade contemplavam apenas ringtones, a partir de 2006, os contratos serão extendidos também para as áreas de wallpapers e voicetones. O motivo é o forte crescimento no número de downloads de wallpapers no Ligaki e, com a modernização dos celulares em circulação, se tornaram uma boa oportunidade para desenvolvimento e faturamento. “Hoje é possível encontrar grandes marcas e conteúdo genérico”, explica Xavier. Atualmente o Ligaki possui mais 700 opções de wallpapers.

O Ligaki tem também boas perspectivas para alavancar o conteúdo de games, neste ano. E essa expectativa foi o fator motivador para a parceria com a Mforma. “Com o fechamento desse contrato, passamos a ofertar conteúdos Marvel, como os jogos dos personagens Electra e Fantastic Four, - grandes sucessos do Ligaki. Este mercado é um sucesso nos EUA e ainda pouco explorado no Brasil”, explica o executivo. Já para o início de 2006, o serviço deve lançar outros produtos nesta área.

Destaques

A música Senhorita foi o ringtone preferido entre os usuários do Ligaki, seguida por “Festa no Apê”, com o cantor Latino, e “Um minuto para o fim do mundo”, da banda CPM22.

Já no ranking das 10 regiões (o levantamento foi feito com base nos códigos DDD, que incluem cidades agrupadas) que mais fizeram downloads estão: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Goiânia, Vitória e Interior do Paraná. Os destaques ficam por conta das regiões do Distrito Federal e Goiânia, que em 2004 ocupavam respectivamente a quarta e décima posições do ranking, e hoje estão no terceiro e oitavo lugares.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319131/visualizar/