Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 07:23

    Imprimir


O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), declarou nesta segunda-feira que há votos suficientes para a Câmara aprovar na próxima quarta-feira a emenda constitucional que propõe o fim da verticalização, a partir das eleições de outubro. A regra atual obriga os partidos a repetirem nos Estados as alianças formadas em nível nacional. O movimento favorável à derrubada da verticalização inclui siglas como PMDB, PFL, PSDB, PSB, PPS, PL, PCdoB, PV, PTB, PL e PP - e conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o jornal O Globo, reunião realizada na última quinta-feira entre lideranças partidárias contabilizou, preliminarmente, 325 votos favoráveis à emenda - 17 a mais que os 308 necessários. O próprio Lula tem se declarado contra a verticalização, enquanto setores do PT e do PSDB resistem à aprovação da emenda.

Lula, que tem negociado uma possível aliança com o PMDB nas eleições de outubro, prometeu ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que irá se empenhar para mudar a posição dos petistas - a versão foi confirmada pelo próprio Calheiros. A executiva nacional do PT tem orientado seus parlamentares a apoiarem a manutenção da verticalização, instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no pleito de 2002.

O fim da vinculação das alianças nacionais com as regionais é considerado a única saída para ó governo garantir as alianças desejadas nas próximas eleições. Essa é a opinião do deputado Pedro Corrêa (PE), presidente do PP. Atual integrante da base aliada governista, Corrêa adiantou que seu partido já costura alianças com PSDB e PFL em nove Estados - as quais inviabilizariam uma parceria nacional com o PT, uma vez que tucanos e pefelistas são líderes da oposição ao governo Lula.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323061/visualizar/