Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 22 de Janeiro de 2006 às 07:16

    Imprimir


De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, em matéria publicada na edição de 27 de dezembro de 2005, a pavimentação da BR-158 interessa ao setor agropecuário do leste de Mato Grosso, região que concentra um grande rebanho bovino – 635 mil cabeças só nos municípios de Vila Rica e São Félix do Araguaia – e que assistiu nos últimos anos a explosão da soja.

A Folha destaca que “entre as empresas que se beneficiarão com o asfaltamento está a Maggi, de propriedade do governador do Estado, Blairo Maggi (PPS), que poderá escoar para o Araguaia e os portos do Maranhão a soja produzida no nordeste mato-grossense”.

A empresa, de acordo com o jornal paulista, “tem uma fazenda de 80 mil hectares em Querência, a oeste do eixo da BR-158, e recebeu do IFC (braço do Banco Mundial para financiamento à iniciativa privada) um empréstimo de US$ 30 milhões para expandir em 250 mil toneladas anuais a produção da leguminosa naquela região”.

O EIA-Rima da obra, que o Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) ainda não encaminhou ao Ibama, aponta para o fato de que a região tem solos planos e adequados à mecanização.

Segundo o documento, o asfaltamento "provocará uma sensível ampliação da área plantada e a intensificação da exploração de áreas já abertas de soja, arroz e de pecuária". O barateamento do frete também deverá tornar "mais competitivas atividades de exploração de recursos, especialmente madeira".





Fonte: Clic Hoje

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323359/visualizar/