Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 19:00

    Imprimir


Mais de cem convidados assistirão no domingo à posse de Evo Morales como presidente da Bolívia, entre eles uma dezena de líderes, além de altos funcionários e representantes políticos e sociais de todos os continentes. O primeiro governante a chegar hoje a La Paz foi o presidente da Eslovênia, Janez Drnovsek, que disse no aeroporto internacional de El Alto que seu país e a Bolívia têm "um passado muito diferente, mas um futuro comum". Em um espanhol entrecortado e forçado, acrescentou que este é "um momento histórico".

Também está prevista para hoje a chegada do chefe do Governo da República Árabe Saariana Democrática (RASD), Mohammed Abdelaziz.

O herdeiro da Coroa espanhola, Felipe de Borbón, também está entre os convidados para a posse de Morales como o primeiro presidente boliviano pertencente à majoritária e historicamente excluída comunidade indígena do país.

Ao longo do fim de semana, chegarão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os chefes de Estado argentino Néstor Kirchner, o venezuelano Hugo Chávez, o peruano Alejandro Toledo, o paraguaio Nicanor Duarte, o equatoriano Alfredo Palacio, o colombiano Álvaro Uribe e o panamenho Martín Torrijos.

Também estará em La Paz o presidente do Chile em final de mandato, Ricardo Lagos, apesar de seu país não ter relações diplomáticas com a Bolívia desde 1978, devido à insistência boliviana em recuperar uma saída para o mar pelo território chileno.

O líder cubano, Fidel Castro, também está na lista de líderes que assistirão à posse de Evo Morales, mas sua chegada ainda é uma incógnita, devido à tradicional política das autoridades da ilha caribenha de se manterem em silêncio até o momento da viagem.

Além disso, são esperados em La Paz o secretário de Estado adjunto para Assuntos da América Latina dos EUA, Thomas Shannon, que terá uma reunião com o novo presidente boliviano para resolver diferenças.

A lista de presenças se completa com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza; o secretário-geral da Comunidade Andina (CAN), Allan Wagner, o representante do secretário-geral da ONU, José Antonio Ocampo; e o secretário-executivo da Cepal, José Luis Machinea. Países como China, Japão, Indonésia, Filipinas, Coréia do Norte, Coréia do Sul, França, Finlândia, Bélgica, Portugal, Hungria, Polônia, Croácia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Argélia, Irã e Nigéria também enviarão representantes de seus Governos.

Além de governantes e representantes de praticamente todos os países do continente americano, membros de movimentos indígenas, sociais, sindicatos e organizações não-governamentais também participarão da posse de Morales.

As autoridades estimam que cerca de 200 mil pessoas procedentes de diferentes pontos do planeta se encontrarão em La Paz durante o fim de semana.

Será uma inundação de visitantes em uma cidade tranqüila de apenas um milhão de habitantes que nunca em sua história presenciou uma posse presidencial com tanto interesse internacional.

Trata-se de uma posse sem precedentes, tanto pelo número de convidados e jornalistas credenciados, em torno de mil, como pela originalidade das atividades que envolvem a cerimônia.

Além do ato oficial, no sábado haverá um rito indígena no santuário pré-colombiano de Tiahuanaco, 71 quilômetros a oeste da capital, e um tributo ao povo boliviano no domingo, na Praça dos Heróis em La Paz, com a participação de mineiros, agricultores, sindicalistas e membros de associações de moradores.

Os hotéis da cidade estão ocupados pelas delegações e jornalistas estrangeiros, que alteraram significativamente a vida diária dos moradores da capital.

Em Tiahuanaco, onde os hotéis comportam apenas 200 pessoas, não há quartos disponíveis, e espera-se que amanhã cheguem ao local muitos convidados, assim como milhares de curiosos que querem acompanhar a cerimônia indígena.

As fortes chuvas que caíram sobre La Paz nos últimos dias criaram problemas em algumas vias da cidade, mas, segundo a Prefeitura, tudo está resolvido; basta esperar que o sol também queira presenciar a posse do líder aimara Evo Morales.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323558/visualizar/