Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 18:12

    Imprimir


O deputado Sérgio Ricardo (PPS) e o presidente da Agência Municipal de Habitação Popular de Cuiabá e vereador licenciado, Júlio Pinheiro (PDT), estiveram reunidos, na manhã de hoje (20), para discutir a viabilização de construção de casas populares às famílias que vivem em área de risco, próximas a margens de córregos da capital. De acordo com o parlamentar, existem em Cuiabá 20 córregos onde vivem pelo menos 1.500 famílias. Com a formatação de um projeto, Sérgio Ricardo o apresentará ao governador Blairo Maggi (PPS) para a viabilização da construção de núcleos habitacionais.

“A política habitacional desenvolvida pelo governo é excelente, mas é preciso que invista mais na construção de casas a pessoas carentes em Cuiabá, principalmente para aquelas que moram em áreas de risco”, observou Sérgio Ricardo.

Sérgio Ricardo afirmou que a proposta será encaminhada a bancada federal mato-grossense em Brasília e também para os Ministérios do Meio Ambiente e de Cidades, Marina Silva e Márcio Fortes Almeida, respectivamente. Pela proposta, as casas serão construídas em parceria entre o governo estadual e a Caixa Econômica.

O parlamentar ressaltou ainda que a retirada das pessoas das margens dos córregos será fundamental para desenvolver políticas comprometidas com a qualidade de vida da população e também para a preservação do Rio Cuiabá e o do Pantanal Mato-grossense.

“Precisamos começar a pensar a Cuiabá do futuro. Muitas pessoas moram a margem do córrego porque não têm outro lugar para morar. Em 2001, em apenas três horas de chuva, quinze pessoas acabaram morrendo afogadas”, lembrou Sérgio Ricardo.

O relatório elaborado pela Agência de Habitação e entregue ao parlamentar por Júlio Pinheiro mostra a precária situação enfrentada pela população de baixa renda que mora a margem dos córregos. O documento também aborda à questão relacionada à educação ambiental.

“Essa é uma parceria que vai dar certo. Nas margens dos córregos, no mínimo, vivem pelo menos 1.500 mil famílias que precisam de moradias dignas. As casas serão gratuitas às famílias. A construção delas devem começar o mais rápido possível, porque o governador é sensível a essa causa”, afirmou Júlio Pinheiro.

O vereador Júlio Pinheiro disse também que a prefeitura vai entrar no projeto com trabalhos em infra-estrutura como, por exemplo, água e energia elétrica, além de construção asfáltica toda feita de paralelepípedo, a baixo custo.

“Como as condições financeiras tanto do governo, como da prefeitura são restritas buscaremos realizar mutirões para construir as casas”, destacou Júlio Pinheiro.




Fonte: Assembléia Legislativa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323567/visualizar/