Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 12 de Janeiro de 2006 às 13:33

    Imprimir


Os atletas mato-grossenses, Edson Pereira Chaves e Patrícia Lemos da Silva, venceram em Brasília, no último domingo, 08/01, a 36ª Corrida de Reis do Distrito Federal, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF. Os dois atletas têm 11 anos e chegaram em primeiro lugar na categoria mirim masculina e feminina. Edson e Patrícia percorreram 2 Km e 800 metros em 9´28´´ e 9´29´´, respectivamente.

Segundo o treinador, Paulo Eduardo do Nascimento, conhecido como professor Paulinho, os atletas têm todas as qualidades para participar futuramente dos jogos olímpicos. “É um longo caminho, mas eles têm talento, força de vontade, pré-disposição para o atletismo, que é um esporte doído, e disciplina”, afirma. “No que depender de mim, eles podem contar, farei tudo o que for preciso”, ressalta.

Patrocinados pelo ProUnim, uma Oscip (Organização das Sociedade Civil de Interesse Público) ligada a Unimed Cuiabá, os atletas treinam diariamente há um ano, de manhã e à tarde, no estacionamento do Estádio Verdão. Recebem assistência médica, ajuda de custo mensal, material esportivo e duas viagens por ano para fora do Estado. “O patrocínio é essencial para o desempenho deles”, diz Paulinho lembrando que Patrícia conquistou em novembro de 2005, o primeiro lugar no Campeonato Paulista de Atletismo, na prova dos 600 metros, com o tempo de 1´e 48´´, enquanto Edson chegou na 8a colocação. “Ele vem melhorando a cada dia”, conclui.

O ProUnim desenvolve várias ações de responsabilidade social e tem ajudado uma série de atletas mato-grossenses a levarem o nome do estado aos mais altos lugares nos pódios através do Projeto Atletas. A exigência é que cada atleta freqüente a escola regularmente e tenha um desempenho escolar muito bom, principalmente os menores de 16 anos.

Além disso, os atletas têm plano de saúde, bolsas de inglês e de matemática (através dos parceiros Number 1 e Kumon – professora Ana Lídia). O ProUnim fornece uniforme completo de cada modalidade e eles ganham patrocínio mensal e para viagens – costumam participar anualmente de dois eventos fora do estado. Para as competições dentro de Mato Grosso, as inscrições são pagas pelo ProUnim.

O Projeto Atletas atende a dez esportistas nas modalidades natação, karatê-do, judô, atletismo, tênis e kung fu. Alguns deles já em nível de competição internacional.




Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/325490/visualizar/