Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 04 de Janeiro de 2006 às 14:54

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já está distribuindo o material de divulgação do projeto "Sistema de Reuso de Água de Lavagem de Roupas em Descargas Domésticas". Desenvolvido pelo professor e pesquisador, Nicolau Priante, o projeto ficou entre os 40 finalistas da terceira edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Cada finalista recebeu 15 DVDs e 15 vídeos de um documentário sobre os projetos e três mil folders.

Os projetos foram selecionados entre 658 inscritos. Além dos finalistas, mais 65 iniciativas foram certificadas como tecnologia social. Esses projetos passam a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais da Fundação, um cadastro digital que permite a gestores públicos, empreendedores sociais e lideranças comunitárias compartilhar soluções sociais aplicáveis às suas realidades. A partir desta edição do Prêmio, o Banco de Tecnologias Sociais passa a contar com mais de 300 soluções sociais.

Realizada a cada dois anos, a premiação identifica e seleciona soluções efetivas de transformação social. Aplicadas com sucesso em determinadas comunidades, essas iniciativas podem ser reaplicadas em escala, em outras regiões do país.

Reuso da água

O folder traz explicações sobre o reuso da água de lavagem de roupa em descargas domésticas em dois sistemas - máquina tipo tanquinho e máquina automática -, a forma de transferência e os resultados do sistema.

Dezenas de famílias do bairro Parque Cuiabá já estão testando esse sistema, que pode gerar uma economia superior a 20% do consumo médio domiciliar/mensal.

Um kit demonstrativo do sistema de reuso foi construído pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e encontra-se instalado na entrada da Estação de Tratamento de Cuiabá (ETA). O local é visitado por estudantes de diversas escolas, que recebem treinamento para a montagem e a utilização desse sistema de reuso de água.

Essa tecnologia foi considerada uma das principais inovações tecnológicas brasileiras em 2004 e foi incluída na Agenda 2005 do Ministério das Relações Exteriores - Departamento de Promoção Social, divulgada em 150 postos localizados em Embaixadas e Consulados brasileiros.





Fonte: RMTonline

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327595/visualizar/