Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 04 de Janeiro de 2006 às 14:36
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) há três anos tem assumido uma gama de ações de trabalho e desenvolvimento na área de C&T. Estas ações estão produzindo impacto nas instituições de ensino profissionalizante e superior, nas instituições de pesquisa e nas áreas empresarial e agroindustrial do Estado de Mato Grosso.

Em 2005 se intensificaram as ações estratégicas para a construção de uma base tecnológica para Mato Grosso, via fomento à pesquisa e popularização da ciência, por exemplo, razão pela qual vem inspirando outros Estados a adotar medidas semelhantes que possam fomentar estes setores da pesquisa, do conhecimento, da inovação e da ciência, gerando novos produtos e mais qualidade de vida.

Promover o intercâmbio universidade-empresa-inventor figura entre as metas da Secitec que por intermédio da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) tem conseguido desenvolver programas estratégicos para a execução conjunta de projetos.

Entre os quais, o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), realizado em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), incentivando a execução de projetos de pesquisa e inovação tecnológica nas empresas de pequeno e médio porte.

As incubadoras de empresas, cujo conceito é criar e desenvolver micro e pequenas empresas com perfil industrial, tecnológico, prestação de serviços ou manufatura, também constam neste plano estratégico. Estas incubadoras de empresas estão fornecendo estrutura empresarial e organizada para dar o suporte necessário para quem tiver uma idéia inovadora - seja de um produto ou serviço - e quer torná-la realidade no mercado.

Outra ação importante para o fomento da C&T para o Estado é o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso (Prodecit) que prevê a redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para empresas que venham a investir em pesquisa para novos produtos e processos.

BIODIESEL - Com um trabalho ativo e sem precedentes, a Secitec, durante todo o ano de 2005, forneceu condições e incentivos para o desenvolvimento de tecnologias de produção, como é o caso, por exemplo, do Programa de Biocombustíveis de Mato Grosso (Probiomat) que tem por objetivo principal desenvolver e integrar o Estado na rede nacional do biodiesel.

Com a aprovação da Lei Federal nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que determina a inclusão do biodiesel na matriz energética brasileira, o Probiomat passou a intensificar as suas metas para o desenvolvimento de tecnologias de produção, alternativas de uso economicamente sustentável, que estão contribuindo para a melhorIa da imagem do Brasil nas questões ambientais.

O MT Regional é outra ação executiva da Secitec formatado como Programa de Desenvolvimento Regional para incentivar em parceria com municípios, produtores rurais, agroindústrias, lideranças e a comunidade à produção no agronegócio, tais como: bovinocultura de corte, cafeicultura, turismo, mineração e madeira na região de Juína; a piscicultura, produção e beneficiamento do óleo de mamona, turismo e bovinocultura de leite e curtume no Baixo Araguaia; a piscicultura, mandioca, turismo e horticultura na Baixada Cuiabana e a extração de madeira, cafeicultura, turismo e bovinocultura de leite e curtume em Alta Floresta.

Estas são cadeias prioritárias do programa que tem por meta trazer o incremento e diversidade de produtos e promover o fortalecimento dos empreendimentos agropecuários regionais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327604/visualizar/