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Educação/Vestibular
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 14:56
Por: Nika Pereira

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A abertura das escolas da rede pública estadual nos fins de semana e a implantação de modalidades esportivas podem ser uma alternativa para a inclusão social. Foi pensando nisso que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Programa Escola Atrativa, implantou o projeto Abrindo o Jogo. Uma ação que prevê o atendimento esportivo aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

O objetivo principal do projeto, que já oferece as modalidades de judô, caratê e jiu-jitsu em 35 escolas, é transformar a unidade escolar em espaços de construção de cidadania, proporcionando a integração e melhorando o relacionamento entre comunidade, aluno, escola e professor.

Para que os pais participem da vida escolar do filho, algumas escolas optaram por abrir nos fins de semana, inclusive nos feriados. A idéia principal é oferecer e disponibilizar a comunidade escolar atividades culturais como oficinas de teatro, cinema e artesanato. Essa alternativa já mudou a rotina de uma comunidade inteira, do bairro Pascoal Ramos, com a implantação do projeto na E.E. Pascoal Ramos.

“Depois que trouxemos os pais pra dentro da escola, os envolvendo em atividades esportivas, culturais junto com os filhos, o índice de violência, vandalismo diminuiu consideravelmente. Hoje temos uma comunidade mais participativa e consciente de que a educação do filho não é só responsabilidade do governo e sim dele como pai”, disse o diretor Welson Mesquita.

O apoio de outras secretarias também foi fundamental para a realização das atividades, entre elas, os jogos escolares e a distribuição de kits escolares, feita em parcerias com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Em uma ação inédita foram distribuídos kits escolares a todas as 633 escolas da rede. Esses kits, formados por bolas, redes, apitos e cronômetros, são equipamentos de educação física essenciais para que o professor possa aplicar a aula.

XADREZ - Para o ano de 2006, o Xadrez será a atividade inovadora no ensino público e promete ajudar a enriquecer o cotidiano escolar como complemento ao conteúdo pedagógico. A modalidade está sendo desenvolvida em parceria com o Ministério dos Esportes e beneficiará 63 unidades escolares de 31 municípios. Entre elas, três escolas indígenas, localizadas nas cidades de General Carneiro e Confresa (a 449 km e 1.160 km de Cuiabá).

De acordo com a superintendente de Ensino e Currículo, Dolores Schussler, o xadrez será uma revolução nas salas de aula, pelo benefício que o jogo vai trazer para o aluno, no desenvolvimento do autocontrole psicofísico e na formação do caráter. “Esperamos que o sucesso do projeto aconteça e possamos expandi-lo para as demais escolas, ajudando no desenvolvimento do raciocínio lógico dos nossos alunos", diz.

Uma pesquisa encomendada pelo Clube do Xadrez revela a eficiência do jogo que é capaz de potencializar em até 25% o raciocínio lógico, desenvolvendo a capacidade de concentração, observação, reflexão e análise de problemas.

EXEMPLO – A estudante Nayara Karoline Amarante, de 11 anos, da Escola Estadual Barão de Melgaço, de Cuiabá, é um exemplo do sucesso do projeto Abrindo o Jogo. Ela participou do 14º Campeonato Júnior Juvenil de Karatê-do Tradicional, em Matinhos, no estado do Paraná, onde ficou em 1º lugar na modalidade Kata Equipe/Feminino. Nayara é tetracampeã brasileira do karatê-do Tradicional nesta modalidade e também bicampeã brasileira na categoria individual. Além disso, ela já alcançou o tetracampeonato estadual e é campeã da Copa Pan-Americana.

Para 2006 está previsto no Plano de Trabalho Anual (PTA) o investimento de R$ 2,3 milhões, sendo ampliado para 72 escolas estaduais.




Fonte: Secom - MT

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