Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 05:24

    Imprimir


Jacarta - A Indonésia retirará nesta quinta-feira suas últimas tropas da província de Aceh, no norte da Ilha de Sumatra, como parte do acordo de paz assinado entre o governo indonésio e o Movimento para a Libertação de Aceh (GAM), em 15 de agosto em Helsinque, que pôs fim a um conflito armado que durou mais de 29 anos e deixou pelo menos 15 mil civis mortos. O acordo foi impulsionado pelo maremoto, seguido do tsunami, de 26 de dezembro de 2004, que dizimou a província, rica em minérios e com grande potencial turístico.

A saída dos soldados acontece após o anúncio, na terça-feira passada, por parte do GAM, da dissolução oficial de seu braço armado, após a reunião que mantiveram com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono. No encontro, as duas partes certificaram a entrega de todas as armas rebeldes. No total, os rebeldes entregaram 1.018 armas.

O acordo entre rebeldes e o governo foi impulsionado pelo maremoto de 26 de dezembro de 2004, que fez mais de 150 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos em Aceh, e deixou a província totalmente devastada, com mais de meio milhão de pessoas sem lar.

Tanto o governo como os rebeldes declararam, no início das negociações, "não querer acrescentar mais sofrimento ao já existente" e chegaram a uma solução na qual o GAM renunciava seu projeto de independência, em troca da concessão de uma ampla autonomia política e o controle sobre 70% dos recursos minerais da província.

A retirada das tropas governamentais de hoje supõe, no entanto, deixar uma guarnição de 23.800 efetivos, entre militares e policiais, dos mais de 50 mil que estavam na província.

O GAM (Gerakan Merdeka Aceh) começou sua luta em 1976, quando a Indonésia estava sob a ditadura de Suharto, com o objetivo de estabelecer um Estado independente islâmico no antigo sultanato de Aceh, rico em petróleo e gás. O longo conflito causou a morte de mais de 15 mil civis.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328590/visualizar/