Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 27 de Dezembro de 2005 às 13:20

    Imprimir


Com a missão de qualificar mão-de-obra especializada para atuar no campo e fortalecer o agronegócio, o Projeto Parceria Rural – Agricultura cumpre seu papel. Só em 2005, foram capacitados 1.258 trabalhadores, através do curso para operadores de máquinas e implementos agrícolas.

Este ano, o projeto atendeu os Municípios de Rondonópolis, Cláudia, Canarana, Campo Verde, Primavera do Leste, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Sapezal, Peixoto de Azevedo e Gaúcha do Norte.

“São mais de dez dias de treinamento, período no qual os alunos recebem aulas teóricas e práticas sobre preparo de solo, plantio, colheitadeira de algodão, de soja, operação e manutenção de tratores, estudos técnicos e ética e cidadania. Além do certificado, os treinandos também recebem uma carta de apresentação assinada pelo governador Blairo Maggi e pela secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi”, explicou a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

Os 30 melhores da turma ainda participam de mais dois de treinamento dentro do curso de agricultura satelital de precisão. São aulas extras no segmento tecnológico, onde eles aprendem a lidar com agricultura de precisão, recebendo noções sobre GPS.

Jacqueline Hoffmann Ramos, de 21 anos, participou do curso em Primavera do Leste e foi eleita a melhor aluna da turma. "Eu vim de Cuiabá tentar a vida em Primavera, pois aqui dizem ter muita oferta de trabalho. Espero que com a capacitação eu consiga um emprego", destacou a formanda, que nunca havia visto uma máquina agrícola antes.

O projeto Parceria Rural – Agricultura foi lançado em outubro de 2003 e já qualificou até o momento 2.881 trabalhadores.

São parceiras no projeto as empresas Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, John Deere, Dymak, AD – Agricultura Satelital de Precisão e Basf.

ARMAZENAGEM E SECAGEM DE GRAÕS – Em julho de 2005, o projeto lançou o curso de armazenagem e secagem de grãos, que tem o objetivo de garantir que os grãos colhidos cheguem com qualidade ao mercado consumidor, evitando perdas.

Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), prefeituras e sindicatos rurais, a qualificação já capacitou 185 trabalhadores nos Municípios de Sorriso e Primavera do Leste.




Fonte: Assesoria/setec-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328931/visualizar/