Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 17 de Dezembro de 2005 às 09:51
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


A igreja Catedral de Cuiabá abre as portas neste sábado para um espetáculo inédito. Às 9 horas, durante a missa rezada pelo arcebispo Dom Milton Santos, os fiéis poderão acompanhar o concerto conjunto do Coral e Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso. No repertório, a Missa da Coroação de Mozart. A apresentação de Coro e Orquestra se repete às 20 horas, desta vez no palco do Sesc Arsenal.

A celebração reunirá mais de 100 músicos no palco entre vozes e instrumentistas. O Coro do Estado, regido pelo maestro Carlos Taubaté, terá 32 vozes interpretando as partes da obra de Mozart "Kyrie", "Glória", "Credo", "Sanctus", "Benedictus" e "Agnus Dei". Simultaneamente, a Orquestra de Câmara do Estado, sob a batuta de Leandro Carvalho, faz o acompanhamento da peça especialmente criada por Mozart para coro e orquestra.

Entre as muitas novidades dos concertos natalinos promovidos pelo Estado, a Orquestra de Câmara apresentam um reforço de peso para o concerto. O maestro Leandro Carvalho convidou para compor o quadro de músicos três instrumentistas da Sinfônica do Teatro Nacional. Assim, além do corpo fixo da Orquestra e músicos mestres - violoncelista inglês David Gardner, Glesse Collet (viola), Norma Parrot (violoncelo), Ricardo Vasconcelos (contrabaixo) e a búlgara Nadia Nedelman (violino) - participam das apresentações: Vinecki Vaclav (oboé), Bojin Nedialkov (oboé) e Stanislav Schultz (trompa).

Coro e Orquestra interagem para levar ao público uma das mais emocionantes peças do repertório do compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Nascido em Salzburgo, em 27 de janeiro, é considerado um dos artistas mais precoces da história da arte. Relatos apontam a aptidão para a música desde os três anos de idade. Ainda muito cedo participava de concertos. A vida do artista atravessa períodos difíceis o que parece ter sido grande significador para sua arte. Mozart não desfrutou em vida o sucesso conquistado com as composições e morreu a míngua, pobre e enterrado numa cova para indigentes.

As obra de Mozart chegou a conhecimento público através de um catálogo organizado por Ludwing von Köchel. Esse material foi publicado em 1862 com o título de registro cronológico-temático de todas as músicas de W.A.Mozart. A Missa em dó maior K. 317 (K é a sigla impressa pelo organizado em todas as partituras) recebeu a datação de 1779. A peça - tema do concerto apresentado pelo Coral e Orquestra Estadual - ficou conhecida também como Missa da Coroação. Provavelmente por ter sido idealizada para uma tradicional coroação anual de uma estátua da Virgem Maria, perto da cidade natal do compositor. Para essa criação existem várias outras motivações, especulações históricas.

O cunho religioso da peça de Mozart interage com o espírito natalino e foi adotado no repertório do programa de Natal da Secretaria de Estado de Cultura. Para as apresentações de hoje, a programação será oferecida também pelo Coral e a Orquestra de Câmara como presente para a cidade que passa a ter eventos de qualidade internacional a custo popular, ou sem custo nenhum na maioria das vezes.

Desde que foram criados há seis meses Coral e Orquestra realizam apresentações públicas com repertório erudito, oferecendo à população a oportunidade de conhecer e desfrutar a música erudita.

O Coro do Estado é o primeiro coro profissional de Mato Grosso, tendo sido realizado um teste de seleção para reunir os 32 integrantes. Com repertório variado dá ênfase a música erudita, em especial a brasileira.

Tanto o Coro como a Orquestra de Câmara do Estado trazem para a população estadual uma nova relação com a música. A partir de apresentações públicas desenvolvem platéias com ouvidos aguçados, com sensibilidade para conhecer e gostar dos grandes compositores mundial, do qual o Brasil tem representantes. A música bem como um livro são instrumentos fundamentais na formação cultural de um povo, contribuindo para o entendimento da história coletiva e individual da sociedade.

Serviço - A Missa da Coroação de Mozart, com apresentação de Coral e Orquestra de Câmara acontece hoje às 9h na Catedral Basílica de Cuiabá, no centro da Cidade. A reapresentação acontece hoje e amanhã, às 20h, no teatro do Sesc Arsenal (o ingresso é um litro de leite longa-vida).




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329993/visualizar/