Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 16 de Dezembro de 2005 às 16:30

    Imprimir


Dos 2,2 milhões de pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, 55,6% (1.168.441) tiveram 45 pontos ou mais e, por isso, estão aptos a concorrer a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC). Este é o valor mínimo estipulado como nota de corte para os candidatos que querem obter bolsas de estudo em cursos de graduação em instituições particulares do ensino superior.

Quem registrou melhor resultado no Enem terá mais chances de escolher o curso e a instituição em que estudará. No entanto, nada impede que o estudante que obteve nota inferior se inscreva no programa. As inscrições podem ser feitas até 2 de janeiro no site http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni.

Os alunos que ingressaram na primeira edição do Prouni apresentaram a média de 61 pontos no Enem, enquanto os estudantes da rede privada tiveram média de 54.

Ao optar por determinado curso, o estudante saberá qual foi a menor nota do concorrente que se inscreveu para disputar a vaga. Segundo Celso Ribeiro, diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, isso facilita a escolha do aluno, pois ele ficará sabendo se a sua nota é compatível para pleitear a bolsa.

"Assim, o aluno pode avaliar se a sua média condiz com o curso escolhido", explica, lembrando que os candidatos têm cinco opções de cursos e instituições, e podem mudar a escolha até o prazo final.

O MEC oferece para este semestre 87 mil bolsas - 60.140 integrais e 26.988 parciais (de 50%). Para o segundo semestre, são 43 mil vagas. Para concorrer ao ProUni, é preciso, além de ter feito o Enem deste ano, ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

As inscrições no programa foram abertas no último dia 12. No ano passado, foram 340 mil inscritos concorrendo a 112 mil bolsas, em 1.142 instituições de ensino. Este, ano a expectativa é de no mínimo dobrar esse número.

O resultado da seleção sai no dia 6 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330085/visualizar/