Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 12 de Dezembro de 2005 às 11:56
Por: Elaine Tortorelli

    Imprimir


Possibilitar e fomentar na comunidade escolar, a partir da investigação, estudos mais aprofundado na área da Matemática, Física, Química e Biologia contribuindo assim para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas do município de Cáceres, este o objetivo do Centro de Educação e Investigação da Ciência da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat.

Localizado na Cidade Universitária de Cáceres, o Centro começa a ser edificado com a liberação da primeira parcela do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). São 263 mil reais que estão sendo aplicados na construção de espaço físico e investimento em materiais permanentes que irão compor laboratórios de informática e outras estruturas que possibilitarão o atendimento e a qualificação de professores das áreas ciências exatas e biológicas da rede pública estadual e federal de ensino.

Parte da parcela também está sendo destinada para a realização de pequenos reparos que serão feitos em seis escolas públicas cacerenses, sendo cinco estaduais e uma federal. Investimentos destinados para adequações e reformas dos espaços físicos de ciências desses estabelecimentos escolares.

Coordenado pela professora Maria Zoraide Martins da Costa Soares, doutora em Matemática, o Centro além de laboratórios de informática e espaços de interação destinados a qualificação de professores, abrigará um planetário. De caráter móvel, a estrutura comporta cerca de 40 pessoas em cada sessão de projeção de imagens e sons, garantindo aos expectadores um aprofundamento maior em conhecimentos em termos de posição e movimentos dos corpos celestes, elemento que compõem o estudo da Astronomia.

As obras do Centro são financiadas por meio do edital do Finep/FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os repasses, configurados em três parcelas, têm um valor total de 449 mil reais.

Ousado em sua metodologia, o Centro, de acordo com a coordenadora Maria Zoraide, não restringirá o atendimento apenas a região de Cáceres, mas tirá beneficiar os campi e núcleos da Instituição. Isso será garantido pelo caráter itinerante do projeto.

A proposta do Centro também contempla um espaço para a produção de experimentos. Essas experiências serão construídas para funcionarem como materiais didáticos e para-didáticos pelos professores do Ensino Médio que participarão da qualificação. Os materiais ficarão sobre a curadoria do Centro que poderá disponibilizá-los para comunidade escolar.

Configurando-se em mais uma conquista da Unemat, o Centro representa a consolidação da Instituição como promotora do desenvolvimento social, científico e tecnológico no estado.





Fonte: Assesoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330738/visualizar/