Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 27 de Novembro de 2005 às 09:40

    Imprimir


O período de campanha eleitoral visando a eleição extemporânea para prefeito de Araputanga foi tranqüilo, com ocorrências normais de uma eleição. Esta é a avaliação do juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, da 41ª Zona Eleitoral. Segundo ele, "mesmo levando-se em consideração o fato de ser uma eleição municipal, naturalmente acirrada, e realizada pela segunda vez, já que a anterior foi anulada, o pleito transcorre em clima de normalidade". A eleição em Araputanga está sendo realizada com dois candidatos a prefeito: Vano Batista (PP) e Sidney Salomé (PMDB).

A Justiça Eleitoral estipulou um calendário eleitoral de 37 dias para a realização da campanha. Além da movimentação dos dois candidatos a prefeito, Araputanga conviveu nesse período com a presença de personalidades como o governador Blairo Maggi, o senador Jonas Pinheiro, os ex-governadores Jaime Campos e Carlos Bezerra, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos, diversos deputados federais e estaduais, vereadores da Capital e cidades vizinhas etc, todos pedindo votos para os candidatos a prefeito. O pleito eleitoral movimentou Araputanga, que tem apenas 9.840 eleitores.

Em praticamente todos os dias foram realizados comícios, alguns com a presença de artistas regionais e nacionais. "Para evitar quaisquer incidentes usamos como estratégia realizar de duas a três reuniões por semana com candidatos ou coordenadores de campanha. Com isso, o processo eleitoral foi democrático e transparente, pois buscamos sempre o acordo entre as duas coligações", disse o juiz.

Um exemplo dessa estratégia foi a divisão dos postes de energia da cidade para afixação de propaganda eleitoral. O juiz Jorge Alexandre disse que a solução encontrada para a disputa pelos postes foi alterná-los entre os dois candidatos. Assim, nas principais cidades, quando um poste apresentava propaganda de Vano Batista, no seguinte tinha propaganda de Sidney Salomé.

O juiz eleitoral disse também que a quantidade de reclamações foi relativamente pequena, resumindo-se a pedidos de providências e pedidos de direito de resposta no programa eleitoral veiculado pela emissora de rádio da cidade. "As denúncias de compra de votos também foram checadas imediatamente, sempre com a presença de oficiais de justiça e policiais, após manifestação do Ministério Público. Nenhuma delas foi constatada", disse o magistrado.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333073/visualizar/