Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 26 de Novembro de 2005 às 15:21

    Imprimir


Líqüido sinovial. O nome, que parece soar estranho, é o artifício utilizado para manter a ginasta Daiane dos Santos em ação.

A esportista brasileira entrará na madrugada de domingo no tablado do ginásio Rod Laver, em Melbourne (Austrália), em busca do bicampeonato mundial no solo.

Maior nome da história da ginástica nacional e favorita diante das sete rivais que enfrentará (teve a melhor nota na etapa classificatória), Daiane afirma que, de vez em quando, é obrigada a tomar injeção com esse líqüido no joelho direito para evitar que ele "trave". Daiane, às vezes, ainda reclama de dores no local.

"Todo atleta tem um ponto que exige mais cuidado. O meu está nos joelhos. Faço massagem, fisioterapia, passo cremes e, de vez em quando, tenho que tomar injeção de líqüido sinovial."

A ausência do líqüído foi provocada após a gaúcha passar por três cirurgias, a última no joelho direito, a três meses da Olimpíada de Atenas (Grécia), em 2004, quando terminou na quinta posição no aparelho que a consagrou no Mundial-03, em Anaheim (EUA).

"É um líqüido das articulações. Após as cirurgias, meu joelho deixou de produzir como deveria esse líqüido e por isso tomo a injeção", explicou Daiane, acrescentando que "não é sempre" que tem de recorrer ao procedimento.

Os médicos não vêem problemas com o tratamento de Daiane. "Praticamente não há contra-indicações. É uma medida paliativa. Ou seja: diminui a dor, mas não cura a lesão. Ela costuma ser usada em conjunto com outras práticas", afirmou o Rogério Teixeira, especialista em cirurgia de joelho e artroscopia pela Escola Paulista de Medicina. "Não há risco de doping. O tratamento costuma ser recomendado inclusive para pacientes que não são atletas", completou a dr. Fernanda Lima, chefe da Unidade de Medicina Esportiva da Reumatologia do Hospital das Clínicas.

As infiltrações não parecem incomodar Daiane de modo algum, tanto que demonstra confiança para triunfar novamente no solo, algo que já se tornou recorrente --está invicta há quase um ano, com seqüência de seis vitórias em seis torneios. "Vou competir normalmente. Acho que o Brasil, com a minha final, a da Daniele e a do Diego Hypólito, já cumpriu seu objetivo. O que vier é lucro."

Daiane, que sempre disse que nunca iria parar com a ginástica, e sim que a ginástica iria parar com ela, afirmou acreditar que o emprego de injeções não deva abreviar sua carreira. Carreira que, em revelação inédita de Daiane, será encerrada daqui a três anos. "Eu já decidi: vou parar após 2008."

O prazo que a ginasta se deu bate com o ano em será realizada a Olimpíada de Pequim (China).

O motivo da aposentadoria, justifica, é sua idade (22 anos), que a torna alvo de brincadeiras das companheiras mais jovens. "Já estou ficando velhinha. É sério. Até as meninas da seleção permanente já me chamam de tia."

Daniele Hypólito

A decisão para escolher a ginasta mais completa do Mundial de 2005 entrou para a história ontem ao se tornar a menor diferença de pontos entre primeira e segunda colocadas registrada no torneio.

Somente 0,001 ponto separou as norte-americanas Chellsie Memmel e Anastacia Liukin, que travaram um emocionante duelo aparelho por aparelho.

Com 37,824 pontos, Chellsie se tornou a 20ª ginasta a vencer o individual geral do Mundial, com destaque para a sua apresentação no solo: tirou 9,537.

Antes, apenas o Mundial de 1985, no Canadá, quando Yelena Shushonova e Oksana Omelianchik terminaram empatadas com 78,663 pontos--, viu decisão mais parelha.

"Eu estou encantada. Não consigo acreditar", afirmou Chellsie, que protagonizou com Anastacia a primeira dobradinha dos EUA no individual geral em Mundiais.

Além delas, a australiana Monette Russo fechou o pódio.

Daniele Hypólito, que havia obtido o quarto lugar em 2001, terminou em nono, com 35,7 pontos. "Agora é treinar bastante para o ano que vem. Sei que eu posso melhorar um pouco mais", afirmou Daniele, que caiu no salto, desequilibrou-se na trave e ainda pisou fora da área de solo.

NA TV - Mundial de Melbourne, na Band, ao vivo, a partir da 0h de domingo





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333181/visualizar/