Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 16:59
Por: Lorenzo Falcão

    Imprimir


O Coro do Estado se apresenta neste final de semana na Igreja do Bom Despacho, cantando seu repertório inteiro e também com uma novidade especial: “A Missa da Coroação”, de W. A. Mozart. O concerto acontece no sábado e no domingo a partir das 20:00 e a entrada é franca. O Coro começou suas atividades há aproximadamente cinco meses e realiza pelo menos duas apresentações mensais.

Criado em julho de 2005 pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, o Coro do Estado vem atendendo a necessidade de desenvolvimento do canto coral em Mato Grosso, buscando a qualidade e a diversidade de que é merecedora a sociedade mato-grossense. É o primeiro coro profissional de Mato Grosso, tendo sido realizado um teste de seleção para reunir os 32 integrantes que o integram.

Desenvolve um repertório variado e enfatiza a música erudita, em especial a música brasileira. Suas performances têm sido bastante aplaudidas, encantando, inclusive o público não habituado com esse tipo de música.

A partir de 2006 a intenção é realizar cerca de 20 apresentações por ano, sendo algumas no interior do Estado, todas gratuitas, democratizando assim o acesso de toda a população às suas produções artísticas. O Coro do Estado tem a direção artística do Maestro Carlos Taubaté, formado em composição e regência pela FAAM/SP, teve como principais professores Vilson Gavaldão, Naomi Munakata e Alberto Grau. Regeu, dentre outros corais de São Paulo, o Coral Luther King, realizando espetáculos com direção cênica de Naum Alves de Souza. Regeu também o Coral Sinfônico de São Paulo, junto à Orquestra Jazz Sinfônica, como regente convidado.

O maestro Taubaté é também o diretor artístico do Coro do Estado. Também o integram Gisele Mussi (piano), André Vilani (preparador vocal) e os monitores Luciene Moraes, Rejane de Musis, Adelina Ens, Wanilzey Castro Alves, André Vilani, Raul Fortes, Jefferson Neves e Régis Nascimento.

Confira abaixo o programa desta apresentação, cujo tempo de duração é estimado em cerca de 45 minutos: 1. Memória Prévia – Brenno Blauth e Carlos Drummond de Andrade 2. Pater Noster – Antonio Vaz 3. Quatro canções folclóricas eslavas – Béla Bártok Piano: Gisele Mussi 4. Ave Maria – Lorenzo Perosi 5. Graduale – Anton Bruckner 6. Cantique de Jean Racine - Gabriel Fauré Piano: Gisele Mussi 7. The battle of Jericho – Negro Spiritual Arr: Moses Hogan 8. Missa da Coroação – W. A. Mozart I – Kyrie II – Glória III – Credo IV – Sanctus V – Benedictus VI – Agnus Dei Piano: Gisele Mussi Solistas: Maidi Dickmann (soprano), Wanilzey Castro Alves (contralto), André Vilani (tenor) e Jefferson Neves (barítono).





Fonte: Assessoria/SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333698/visualizar/