Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 19 de Dezembro de 2012 às 12:59
Por: CLÁUDIO MORAES

    Imprimir


Em entrevista exclusiva na noite de ontem ao programa "Resumo do Dia" (TV Rondon - canal 5), o governador Silval Barbosa (PMDB) praticamente anunciou a composição do novo primeiro escalão. Ele confirmou que já estão definidas sete alterações no staff do palácio Paiaguás.

Segundo Silval Barbosa, o PSD assumirá três secretarias. O vice-governador Chico Daltro (PSD) assumirá a secretaria das Cidades na vaga do técnico Gonçalo de Barros. Já o presidente da AMM (Associação Matogrossense dos Municípios) e presidente da AMM (Associação Matogrossense dos Municípios), Meraldo Figueiredo de Sá, comandará a pasta de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, sendo que a empresária Janete Riva (PSD), esposa do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), ocupará a pasta da Cultura na vaga de Vanessa Jacarandá.

O governador também confirmou que o executivo Pedro Nadaf (PR) trocará a secretaria de Indústria, Comércio e Mineração pela Casa Civil no lugar do ex-deputado José Lacerda (PMDB). O novo titular da Sicme ainda é desconhecido e o PR apresentou uma lista com vários nomes com destaque para o atual presidente da Metamat, Justino Malheiros, e também dos empresários Mauro Sabatini e Alan Zanata.

O ex-parlamentar peemedebista deve ocupar a pasta de Meio Ambiente no lugar de Vicente Falcão. Também na cota do Partido da República, o governador confirmou que o economista Arnaldo Alves (PR) deixará a secretaria de Transportes e Pavimentação Asfáltica. No entanto, o substituto indicado pelo PR, Sinézio Oliveira, não foi confirmado no cargo pelo governador que demonstra antipatia ao nome sugerido.

O prefeito de Rondonópolis, Ananias Filho (PR), será o novo secretário de Esportes e Lazer no lugar de José Guaresqui. Também na participação dos republicano, o governador garantiu que o advogado César Zilio será mantido no comando da Administração.

Em relação as duas maiores secretarias, o governador manteve o suspense. Na Educação, ele explicou que deseja manter a pasta sobre o comando do Partido dos Tralhadores, que estuda trocar o ex-deputado estadual Ságuas Moraes (PR) pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT).

Sobre a pasta de Saúde, o governador insinuou que mudanças precisam ser feitas, mas não exemplificou quais. Nos bastidores, é dada como certa a exoneração do médico Vander Fernandes, indicado pelo deputado federal cassado Pedro Henry (PP).

Novo perfil

O governador afirmou que exigirá um novo perfil do secretariado. "Quero a partir de agora secretários que conheçam o Estado e que saibam mesclar o perfil técnico com o político", avisou.

Segundo ele, o primeiro escalão deverá estar mais presente principalmente no interior do Estado. "Estou fazendo mudanças e remanejamentos para que todos tenham um novo ânimo para o trabalho. O pior momento do Estado passou e os ajustes feitos neste ano serão colhidos em 2013", comentou.

Ele garantiu que não mudará os secretários de Fazenda, Marcel Cursi; Planejamento e Gestão, José Botelho; Extraordinário da Copa, Maurício Magalhães; Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra; Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa; Segurança Pública, Diógenes Curado; Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa; e Comunicação Social, Carlos Rayel. "Todos estão fazendo um grande trabalho diante das dificuldades", explicou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/33531/visualizar/