Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 18 de Dezembro de 2012 às 10:54

    Imprimir


Divulgação
É preciso ter cuidado com a circulação e a hidratação nos voos
É preciso ter cuidado com a circulação e a hidratação nos voos

Viajar na gravidez não é contraindicado, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos para não comprometer a saúde da mãe e do bebê.

Veja as dicas para uma viagem tranquila, elaboradas com a ajuda do ginecologista e obstetra Dr. José Bento e da “Cartilha de Medicina Aeroespacial”, do Conselho Federal de Medicina.


Viagens de avião
- A orientação dos médicos é que só se deve viajar de avião entre o terceiro e o sétimo mês (preferencialmente até a 32ª semana). Antes disso o feto ainda está em formação, e após esse período há risco de parto prematuro. Mulheres com gestações múltiplas (de dois ou mais bebês) devem tomar cuidado redobrado. Para elas, recomenda-se não viajar a partir da 28ª semana.

- A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) recomenda às companhias aéreas que peçam uma autorização médica para as grávidas que viajarem a partir da 36ª semana (32ª, no caso de gestações múltiplas). Muitas empresas fazem essa exigência, mas a semana em que ela é obrigatória pode variar. Informe-se com a sua companhia para saber quais são os procedimentos.

- Em qualquer fase da gestação, consulte seu obstetra antes de viajar, para saber se há algum risco ou se é preciso tomar cuidados extras.

- Grávidas têm vontade de urinar com mais frequência. Escolha um assento no corredor para poder ir ao banheiro com mais comodidade.

- Na gestação, a quantidade de sangue circulante aumenta cerca de 50%. Ficar muito tempo na mesma posição dificulta o retorno venoso e causa inchaço, muitas vezes maior do que o já experimentado por pessoas não grávidas. Para evitar esse incômodo, recomenda-se usar uma meia de média compressão durante o voo. Faça exercícios com as pernas enquanto estiver sentada e caminhe um pouco se o voo for longo.

- Gestantes se desidratam com facilidade. Tome um litro de água para cada 6 horas de viagem.

- Use um lubrificante nasal (soro). O ar é muito seco e, como há muitas impurezas, aumenta o risco de adquirir uma infecção viral, por exemplo.

- No dia anterior e durante o voo, evite alimentos que produzam gases.

- Evite chá, café e bebidas com cola. Elas são diuréticas e aumentam a vontade de urinar.

- Use o cinto de segurança o máximo de tempo possível, para evitar choques na barriga, especialmente perigosos no terceiro trimestre. Coloque-o abaixo da barriga, de forma que fique confortável.

Viagens de carro ou de ônibus
- Faça paradas a cada hora e meia ou duas horas, para caminhar um pouco, ir ao banheiro e se alimentar de forma leve.

No destino
- Cuidado com malas pesadas. Peça para outra pessoa pegar a bagagem na esteira do aeroporto e, se possível, carregue apenas uma bolsa de mão leve.

- É comum que, em viagens, as pessoas saiam muito da rotina, e isso pode ser prejudical para a gestação. Divirta-se, mas tente manter uma alimentação saudável e regular, e um bom ritmo de sono. Lembre-se de beber água com frequência.

- Não abuse das caminhadas, principalmente sob o sol. Na praia, tome cuidado com insolação e desidratação.

- Mergulho só pode ser feito na superfície, com snorkel. Com cilindro é contra-indicado durante a gravidez.

- Cavalgar, andar de moto, usar toboáguas e pular de asa delta ou de "bungee jump" também são atividades contra-indicadas.

- Leve alguns remédios básicos, principalmente se for para outro país, pois alguns deles exigem receita para medicamentos que estão liberados no Brasil. Se for usar, ligue para o seu médico antes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/33655/visualizar/