Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 17 de Dezembro de 2012 às 08:31
Por: Valérya Próspero/Patrícia Sanc

    Imprimir


   O prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta (PDT) terá dificuldades para cooptar o apoio de cidades pequenas. A afirmação é do atual presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) Meraldo Sá (PSD), que trabalha pela eleição de Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto (PSD), prefeito de Juscimeira, (a161 Km de Cuiabá).

 

  Segundo Meraldo, o grupo já tem o apoio dos 39 prefeitos filiados ao PSD, afirma que o acordo com PSB do deputado federal Valternir Pereira já está fechado e conversas com o PR estão avançadas. Meraldo adianta também que o grupo tenta fazer uma composição com o prefeito reeleito de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira (PMDB), pré-candidato.

  Devido ao cenário, o social-democrata entende que Pivetta terá dificuldades para viabilizar a candidatura. Para Meraldo, o pedetista é um candidato forte, mas quem decide nas urnas são as cidades menores. Ele lembra também que Chiquinho do Posto leva vantagem porque está na disputa a mais tempo. “Se conseguir agregar os municípios pequenos, que é a menina dos olhos para eleger o presidente da AMM, pode ser que se viabilize”, avalia.

  O presidente salienta que a democracia é válida e que vê como natural a vontade de Pivetta em disputar o comando da AMM. Apesar do PSB supostamente estar fechado com Chiquinho do Posto, o prefeito eleito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) já declarou apoio a Pivetta. Ambos fazem parte do Movimento Mato Grosso Muito Mais, que fechou com o pedetista. A idéia é contrapor o grupo que comanda a Associação.

 O Grupo alegam que a “sintonia” existente entre a Associação e o Governo tem prejudicado a atuação da instituição, que deve defender os interesses das cidades. A eleição da AMM será realizada no final de janeiro, ainda sem dia marcado. Já a posse está marcada para 14 de fevereiro. Cada chapa é formada por 18 prefeitos. Dos 141 municípios, 139 estão aptos a votar. O presidente eleito vai gerir um orçamento de R$ 10 milhões provenientes do pagamento da contribuição que é calculada dependendo do tamanho da cidade, variando de 1% a 3% da arrecadação com ICMS.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/33767/visualizar/