Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 21:50
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


O Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande está realizando a coleta de leite materno no posto inaugurado este mês juntamente com a UTI Neonatal e infantil. O objetivo é abastecer a própria UTI neonatal do Pronto Socorro, auxiliando na recuperação de bebês que nasceram prematuros ou daqueles os quais as mães não possam amamentar.

“Todas as mães que produzem mais leite do que seu bebê está consumindo podem ser doadoras, basta procurar o posto de coleta no Pronto Socorro ou entrar em contato com a equipe”, afirmou o secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda. Segundo ele, foi firmada uma parceria com o Corpo de Bombeiros para possibilitar a ida até a residência dessas doadoras externas que não tiverem condições de se deslocar até o Pronto Socorro.

“Qualquer quantidade é bem vinda. Uma criança pré-matura consome apenas cerca de 10 ml de leite por mamada”, disse o coordenador dos bancos de leite da grande Cuiabá, Roberto Vinagre.

O leite fica armazenado por até 15 dias nas instalações do Pronto Socorro. Se caso não for utilizado nesse período, ele é encaminhado para o Hospital Geral, onde é pasteurizado e pode ficar armazenado por até seis meses.

Entre UTI e posto de coleta de leite, mais de 60 profissionais estão trabalhando exclusivamente para atender essas unidades, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos.

Além do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, existe posto de coleta no Hospital Geral, Pronto Socorro de Cuiabá, Hospital Santa Helena e Júlio Muller.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338165/visualizar/