Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 18:40
Por: Cecília Jorge

    Imprimir


Brasília – O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campo, afirmou hoje que a 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), voltada para alunos de 5ª à 8ª séries e do ensino médio, poderá ser a segunda maior competição do mundo. Já estão inscritos cerca de 3 milhões de estudantes, e o prazo para os interessados em participar vai até o dia 31 deste mês. Eduardo Campos estima que cinco milhões de alunos deverão participar da olimpíada brasileira.

"A maior é a dos Estados Unidos e tem seis milhões de inscritos", informou o ministro, ao participar da cerimônia de lançamento da Obmep, no Palácio do Planalto. Eduardo Campos disse que espera que, em cinco anos, a olimpíada tenha a participação de 62 mil escolas públicas, onde estudam 25 milhões de alunos das séries que podem participar da competição.

Segundo o ministro, o evento contribuirá para melhorar a qualidade do ensino da matemática no país. "Despertar para a matemática é despertar para a ciência em geral", afirmou Eduardo Campos. Para ele, a carência de profissionais na área de ciência e tecnologia tem aumentado por causa da retomada do crescimento econômico. "O Brasil precisa de mais engenheiros, de mais químicos, de mais físicos, de mais pesquisadores em computação, de mais matemáticos, para responder ao desafio de fazer com que cresçam as taxas que nos levaram ao novo patamar de desenvolvimento", disse.

Eduardo Campos ressaltou que a olimpíada para estudantes da rede pública é um instrumento de inclusão social. "A Olimpíada de Matemática propicia o desenvolvimento de talentos entre os mais pobres, entre os que nunca tiveram uma oportunidade e que agora passam a ter os meios mínimos para avançar rumo a algum futuro melhor".

O ministro da Educação, Tarso Genro, disse que, além de promover o interesse pela matemática, a olimpíada será uma oportunidade de testar os conhecimentos dos estudantes da rede pública. "Ela se integra num sistema de aferimento mais amplo da situação dos alunos, particularmente na matemática, que é uma das disciplinas mais importantes para a formação futura", afirmou Tarso Genro.

Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, a Obmep tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A primeira etapa da competição será realizada no dia 16 de agosto e a segunda, em 8 de outubro.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339175/visualizar/