Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 08:40

    Imprimir


Quase uma em três mortes na África do Sul é causada pela Aids, confirmando a doença como a principal causa de morte no país, de acordo com pesquisa do Conselho de Pesquisa Médica da África do Sul.

Em duas províncias, a incidência de mortes chega a 40%, segundo o relatório, que teve como base estatísticas de mortalidade de 2000.

Um pesquisador admitiu que o documento se apóia em parte em estimativas, já que as mortes ligadas à Aids nem sempre são identificadas como tal em atestados de óbito.

Os meios de comunicação sul-africanos tiveram acesso ao documento, mas o governo se negou a fazer declarações sobre o assunto antes de o relatório ser divulgado oficialmente.

Relatório inédito

Segundo o documento, "HIV/Aids é a principal causa de mortes prematuras em todas as províncias".

"A alta incidência de mortes causadas por HIV/Aids ressalta a urgência para acelerar a implementação de um plano amplo para o tratamento e a prevenção de HIV e a Aids", afirma o relatório.

Este é o primeiro levantamento que inclui dados de mortes ligadas à Aids por província.

Na Província de KwaZulu-Natal, 41,5% das mortes são atribuídas à Aids. A Província de Mpumalanga vem a seguir, com 40,7%.

Em Gauteng, coração econômico da África do Sul, a Aids representa 32,5% das mortes, ainda segundo o documento.

A pesquisadora-chefe, Debbie Bradshaw, disse à Associação Sul-Africana de Imprensa que as conclusões foram baseadas em várias fontes de informação, inclusive os dados oficiais sobre causas de mortes.

Mais de 5 milhões de sul-africanos são soropositivos e o governo foi criticado por ativistas que fazem campanhas ligadas ao combate à doença, dizendo que a distribuição mais ampla de medicamentos anti-retrovirais é lenta.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339377/visualizar/