Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 16 de Maio de 2005 às 10:40
Por: Gustavo Porto

    Imprimir


Ribeirão Preto, 13 - O presidente do Sindicato Nacional de Matéria-Prima para a Indústria e vice-presidente da Bunge do Brasil, Paulo César Tinoco, informou hoje que o índice do setor que calcula os custos de insumos ao produtor rural caiu 19% em dez meses. Segundo ele, o índice, que era de 143 pontos em julho passado, caiu para 116, devido, basicamente, à desvalorização do dólar. "Isso significa que o custo para produtor será mais baixo na próxima safra", informou Tinoco, que fez palestra em um seminário de agronegócios na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em Ribeirão Preto (SP).

No entanto, o executivo admite que o reajuste em dólar de alguns produtos importados, como os que contêm uréia, por exemplo, foram de 70% em dólar. "Sem esses reajustes os custos de produção de produtos básicos cairiam ainda mais", garantiu.

Tinoco admitiu ainda que produtores rurais do Rio Grande do Sul e do sul do Mato Grosso do Sul, cujas lavouras tiveram quebras de até 80%, deverão reduzir a utilização de tecnologia nas lavouras na safra 2005/2006. "Mas esse problema pode ser minimizado com a ajuda do governo, que está atento ao problema e ajudando na negociação de dívidas de produtores", disse. "Até mesmo nós da indústria, que não queremos perder nossos clientes, estamos conscientes e negociamos essas dívidas", completou Tinoco.

Durante a palestra, o executivo fez duras críticas à falta de logística do País e considerou "lastimáveis" a malha rodoviária e a estrutura de calagem dos portos brasileiros. Tinoco citou a soja, principal cultura de grãos do Brasil, como o exemplo do aumento dos custos com a logística. "Do portão da indústria para dentro, a soja brasileira tem menor custo do que Argentina e Estados Unidos. Mas se for preciso exportar, o custo aumenta em 10 ou 15 dólares por tonelada, o que interfere na competitividade", concluiu.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339747/visualizar/