Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 17:48
Por: Olga Bardawil

    Imprimir


Hoje, termina o período de interdição da pesca da lagosta - o chamado defeso - para permitir a reprodução dos crustáceos.

Depois de quatro meses em que a fiscalização foi feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 3.500 barcos em todo o Ceará vão voltar ao mar para mais oito meses de atividade. Em Fortaleza, a movimentação na praia do Mucuripe começou cedo. É de lá que parte uma boa parte dos lagosteiros.

Este ano, a novidade é a liberação do uso da caçoeira, uma espécie de rede que torna a pesca mais lucrativa, mas que era proibida por lei desde 2002.

Por ser uma rede, a caçoeira é considerada prejudicial à espécie porque retém nas malhas lagostas pequenas que ainda não se reproduziram.

Por isso, a autorização para o seu uso foi condicionada a uma regra: as malhas não podem ter menos de 12 centímetros.

A alternativa permitida até agora era o manzuá, uma espécie de armadilha, em forma de gaiola, onde só as lagostas maiores ficam presas. Mas para a maioria dos pescadores é uma ferramenta pouco rentável. "É muito cara e pega pouca lagosta por vez" justifica João Manoel, que pesca desde a adolescência. Ele reconhece, porém, que a quantidade de lagosta aumentou com a proibição da caçoeira. Por isso, alguns vêem a liberação com desconfiança. No futuro, o prejuízo pode ser maior, receia José Manoel.

Mesmo assim, a atividade lagosteira ainda é uma das que impulsionam as exportações cearenses, mas, ao contrário do camarão, que pode ser criado em cativeiro, com grande rentabilidade, a lagosta precisa ser pescada no mar. O Ceará é o maior exportador de lagosta do país, respondendo por 41% de toda a produção brasileira.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342320/visualizar/