Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 12:30

    Imprimir


Tóquio - A Coréia do Norte está preparando desde março um teste subterrâneo de uma bomba nuclear, o qual pode acontecer em junho, disseram neste sábado fontes diplomáticas citadas pela agência japonesa Kyodo. Segundo essas fontes, que a agência japonesa informa serem de Viena, sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), os Estados Unidos estão alertando seus aliados, entre eles o Japão, sobre o fato de Pyongyang realizar teste nuclear em breve.

Em 10 de fevereiro passado, a Coréia do Norte já tinha anunciado possuir armas nucleares e comunicava sua retirada "por tempo indeterminado" das conversações multilaterais (com a Coréia do Sul, China, Rússia, Japão e EUA) sobre o seu programa nuclear militar.

De acordo com as informações da Kyodo, um representante da AIEA disse que, "caso faça um teste nuclear subterrânea, é muito provável que este tenha sucesso". A informação acrescenta que Washington chamou a atenção da China, único país que ainda tem alguma influência sobre a Coréia do Norte, para que tente convencer Pyongyang a suspender os preparativos, mas Pequim não respondeu a este pedido de urgência.

No dia 22 de abril, o jornal americano The Wall Street Journal já alertara, citando fontes do governo americano, que a Coréia do Norte estaria preparando um teste nuclear em um futuro próximo. Na segunda-feira passada, o governo da Coréia do Sul ressaltou em um comunicado a "inutilidade" de um teste do tipo e que sua realização seria um novo golpe contra a não-proliferação nuclear na península coreana, à qual o regime comunista de Pyongyang renunciou abertamente no fim de 2002.

Ontem, o subsecretário de Estado americano, Christopher Hill, um dos principais especialistas da Casa Branca sobre a Coréia do Norte, lançou de Seul uma advertência a Pyongyang sobre a possibilidade de este país realizar um teste nuclear de tipo militar. "Freqüentemente, quando um país anuncia sua inclusão no clube de potências nucleares, o passo seguinte é fazer um teste", disse o especialista, quem além de Seul visitou Pequim e Tóquio em uma viagem pelo Extremo Oriente para sondar a opinião de alguns dos principais interessados na solução desta crise envolvendo a Coréia do Norte.

As notícias sobre o possível teste nuclear da Coréia do Norte surgem num momento em que, nos Estados Unidos e no Japão, cresce a opinião a favor da apresentação do caso norte-coreano no Conselho de Segurança da ONU.





Fonte: AE - EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342348/visualizar/