Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 18:55
Por: Priscilla Mazenotti

    Imprimir


Brasília - O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou medidas para controlar a atividade madeireira no país, especialmente na região Amazônica. Serão utilizados um sistema de rastreamento da madeira por satélite e a emissão pela internet da Declaração de Origem Florestal (DOF), espécie de nota fiscal da madeira.

O rastreamanto por satélite já está sendo testado no Amazonas e no Pará, estados com altos índices de desmatamentos ilegais. O sistema pretende cruzar os dados sobre as quantias de toras autorizadas e as efetivamente transportadas pela madeireira. Segundo informação do Ibama, terminais móveis de comunicação serão instalados nos caminhões das madeireiras ou das transportadoras contratadas e em pontos de embarque e desembarque das toras.

O órgão quer garantir a extração legal da madeira na Amazônia. De acordo com o diretor de Florestas do Ibama, Antonio Hummel, a medida representa um salto de qualidade muito grande para o país. "Se temos um sistema em que a sociedade confia, tenho certeza de que estamos dando um salto muito importante para a conservação e proteção da floresta amazônica".

O Ibama anunciou também o Sistema Compartilhado sobre Licenciamento Ambiental em Propriedades Rurais (Siscom), que pretende nivelar o acesso a informações de propriedades rurais. A idéia é que o Ibama e os estados compartilhem dados sobre as áreas de reserva e de preservação para evitar irregularidades na extração e no transporte da madeira.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342838/visualizar/