Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 18:44
Por: Yara Aquino

    Imprimir


Brasília – Cerca de 30 líderes indígenas foram recebidos hoje (28) pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes. No encontro, ocorrido no ministério a Justiça, as lideranças manifestaram o apoio à homologação contínua da Raposa Serra do Sol e pediram que os povos indígenas da reserva sejam compensados pelos prejuízos causados pela degradação ambiental resultante da ação dos arrozeiros.

O índios também pediram a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista - com participação dos indígenas -, e a declaração imediata da posse indígena de 14 terras distribuídas pelo país. Eles manifestaram ainda preocupação com projetos em tramitação no Congresso Nacional que, segundo eles, ameaçam os direitos indígenas.

Segundo o presidente da Funai, o ministro recebeu bem as reivindicações. "O ministro vai levar isso ao presidente da República junto com uma série de outras propostas, inclusive uma sobre a reestruturação da Funai". Mércio Pereira Gomes reafirmou que o governo não vai retroceder na homologação contínua da reserva Raposa Serra do Sol, já que esse foi um passo fundamental para o governo e para as lideranças indígenas, "propício à consolidação de uma nova política indianista".

O coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasiliera (Coiab), o cacique Jecinaldo Barbosa, disse que o ministro pretende apresentar ao presidente Lula a proposta de criação do Conselho Nacional de Política Indigenista no mês de maio. Quanto às terras reivindicadas, Thomaz Bastos afirmou que cada caso será estudado. "Nas palavras do ministro, haverá todo o compromisso para que essas terras possam ser de posse dos povos indígenas", afirma Jecinaldo.

Segundo o presidente da Funai, durante o governo Lula já foram homologadas 54 terras e a expectativa é de que até o final do mandato de Lula esse número chegue a 100.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342840/visualizar/