Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 17:50
Por: Irene Lôbo

    Imprimir


Brasília – O Brasil terá um laboratório de saúde pública capaz de investigar epidemias no próprio país, "para que se consiga elucidar rapidamente o que está ocorrendo caso surja alguma doença emergente, alguma doença nova, e a população fique tranqüila", disse hoje (28) o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

O laboratório é uma continuação do projeto de vigilância ambiental e epidemiológica chamado Vigilância em Saúde (Vigisus II), que recebeu a adesão de 22 estados, além do Distrito Federal. Estados e municípios receberão US$ 200 milhões nessa segunda etapa do projeto, dinheiro obtido por meio de empréstimo com o Banco Mundial (Bird).

fazer um laboratório de padrão internacional para que o Brasil tenha completa autonomia e a gente não precise, no caso de uma doença desconhecida, mandar material para fora do país e ficar na fila esperando para que um problema seja elucidado."

O laboratório nacional terá sede em Brasília e vai atuar como coordenador nacional da rede de laboratórios públicos brasileiros. No local serão feitos exames altamente especializados que hoje têm de ser enviados para fora do país.

O custo total do laboratório está estimado em R$ 20 milhões. Segundo o secretário, a licitação para a escolha do projeto será realizada no mês de junho e a licitação para o início das obras no mês de dezembro. Segundo ele, as primeiras operações do laboratório devem ter início entre 2007 e 2008.

Participam do Vigisus II os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342851/visualizar/