Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 10:59
Por: Marcia Wonghon

    Imprimir


Recife - Uma semana após a realização no Nordeste das duas primeiras cirurgias com uso de retiradas da medula óssea dos próprios pacientes, a técnica inovadora voltará a ser empregada nesta quinta-feira pelos especialistas Mauri Cortez e Rui Ferreira, do Hospital SOS Mãos.

Desta vez o paciente é o policial Jailson Monteiro, de 30 anos, do município de São José do Egito, no sertão do Estado, a 396 quilômetros da capital. Ele estava afastado do trabalho desde o dia 26 de dezembro, quando sofreu um acidente de moto, no qual fraturou o braço esquerdo.

O médico, Rui Ferreira, explicou que a fratura comprometeu o nervo radial, responsável pelos movimentos de abrir e fechar os dedos da mão. Além disso, o policial teve lesão no plexo braquial, conjunto de nervos localizados no pescoço, ficando sem movimentar o ombro, cotovelo e a mão esquerda. O especialista informou que o objetivo da cirurgia é restabelecer as funções dos nervos afetados.

O auxiliar de pessoal Redivaldo da Silva, submetido à intervenção com células tronco há oito dias, volta hoje ao hospital para revisão. O objetivo da operação foi a recomposição de nervos periféricos rompidos por causa de um acidente doméstico com vidro. Os médicos consideraram um sucesso tanto a cirurgia do policial quanto à de Edson Xavier, de 18 anos, que teve braço direito paralisado por causa de um acidente de moto.

O cirurgião Mauri Cortez afirmou que os procedimentos com células tronco realizados no SOS Mãos, vêm despertando interesse de especialistas e de pacientes de todo o país, daí porque foi criado o site (contato@sosmãos.recife.com.br) para responder as perguntas. Cortez afirmou que o chefe do serviço de ortopedia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, Nilton Mazer sugeriu a realização de um convênio com Hospital, para que a técnica também seja difundida por lá. "A idéia é que o método inovador também fique disponível em breve, no Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco, para beneficiar pacientes de baixa renda", concluiu o médico




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342947/visualizar/