Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 23:59
Por: Lílian de Macedo

    Imprimir


Brasília - O ministro da Saúde, Humberto Costa, e o presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Armando Monteiro Neto, assinaram um termo de cooperação entre o ministério e o Serviço Social da Indústria (Sesi) para uma parceria no combate à tuberculose. Na primeira fase da cooperação, o ministério vai destinar recursos para a capacitação de profissionais do Sesi.

Segundo Humberto Costa, a intenção é que "eles se tornem agentes de reprodução educativa e que, no futuro, esses profissionais possam estar preparados para diagnosticar e tenham, a sua disposição, as condições para tratar a doença". A segunda fase será articulada com a rede pública de saúde para auxílio, diagnóstico e tratamento da doença nas unidades do Sesi. O valor total de recursos que serão utilizados na parceria ainda não está determinado.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, a cada ano, são registrados 85 mil novos casos no país. No entanto, somente 50 mil pessoas concluem o tratamento neste intervalo. Segundo o ministro da Saúde, este é o maior desafio no combate à doença. "O nosso maior problema é a garantia da conclusão do tratamento para que possamos evitar a resistência e a circulação da microbactéria". Ele revela que, em 2002, o índice de tratamentos concluídos era de 70%. Já em 2004, o número subiu para 75%. "Queremos atingir, até 2006, a garantia de conclusão de tratamento para pelo menos 85% das pessoas diagnosticadas", afirma.

O Sesi irá disponibilizar mais de 5.500 profissionais de saúde – médicos e enfermeiros – nos três anos de vigência da cooperação. Segundo Armando Monteiro, o programa também mobilizará os 27 Departamentos Regionais do Sesi. "Esta é exatamente a área onde o Sesi pode atuar de forma eficiente, utilizando a grande capilaridade do nosso sistema".

O combate à tuberculose é uma preocupação do governo federal desde 1996, quando foi lançado o Programa Nacional de Controle da Tuberculose. A doença é de difícil erradicação, porque é transmitida de forma semelhante à gripe. O contágio ocorre por meio da tosse, fala e espirro de uma pessoa contaminada. Os sintomas são tosse com catarro, suores noturnos e emagrecimento repentino.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343021/visualizar/