Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 22:50

    Imprimir


Uma pesquisa que associou a substância triclosan, usada no combate a bactérias, a casos de câncer está chamando a atenção para o creme dental Colgate Total, da Colgate-Palmolive, que contém esse ingrediente.

Pesquisadores do Estado da Virginia, nos Estados Unidos, concluíram que o uso de sabões microbicidas e de outros produtos com triclosan pode expor as pessoas a quantidades significativas de clorofórmio. Quando o triclosan, encontrado em muitos sabões microbicidas, reage com o cloro da água corrente, o clorofórmio se forma. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA classifica o clorofórmio como uma provável causa de câncer.

O estudo, divulgado neste mês pelo site Environmental Science & Technology, analisou o triclosan em detergentes para louças, não no Colgate Total. Em nota à Associação Dental Americana, a Colgate, com sede em Nova York, disse que "a pesquisa não envolveu o creme dental de qualquer forma, e suas conclusões não têm aplicação ao Colgate Total. Cremes que contêm triclosan não geram clorofórmio quando usados para escovar os dentes".

Mas na semana passada um relatório afirmou que a rede varejista britânica Marks & Spencer estava retirando o Colgate Total das suas prateleiras por causa do estudo. Um analista disse que o relatório é equivocado. "A Marks & Spencer só vende produtos domésticos e de higiene pessoal com marca própria, ou seja, não vende produtos Colgate. Portanto, é impossível que tenha retirado o Colgate Total das suas prateleiras. Confirmamos este fato com a Marks & Spencer, assim como com a Colgate", disse a analista Lauren Lieberman, da CSFB, em nota a clientes nesta semana.

Também nesta semana, o jornal China Daily disse que o país está investigando a segurança desses produtos.

O analista William Chappell, da SunTrust Robinson Humphrey, disse que a Colgate vai enviar um executivo à China na próxima semana para tentar resolver o problema. Ele admite que "a questão claramente cresceu em magnitude nos últimos dias", mas acredita que isso "não terá impacto significativo nos resultados de curto prazo" da Colgate. Lieberman, que qualifica de "excelente" o desempenho financeiro da empresa, disse que o creme dental responde por cerca de 25% do faturamento da Colgate nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Ela estima que o creme Total responda por entre 40% e 45% desse volume, ou 10%o do faturamento total da Colgate nessas regiões.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344053/visualizar/