Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 14:09

    Imprimir


Um filme sobre a vida de Karol Wojtyla antes de se tornar o papa João Paulo 2º se tornou o maior sucesso de audiência da TV italiana dos últimos três anos.

Karol, un Uomo Diventato Papa ("Karol, o homem que se tornou papa", em tradução livre) foi mostrado em duas partes, na segunda-feira e na terça-feira, dia em que foi anunciada escolha de Joseph Ratzinger para suceder João Paulo 2º.

Clique aqui para ver imagens do filme.

Mais de 13 milhões de pessoas assistiram à segunda parte, segundo a companhia Mediaset, responsável pelo filme.

No ano passado, o papa João Paulo 2º havia dito ao ator Piotr Adamczyk, que o interpreta: "Você está louco de me interpretar? O que foi que eu já fiz?"

Ficção

O filme conta a trajetória de Karol Wojtyla desde jovem, na Polônia, até se tornar papa.

Ele é retratado como um homem sensível, que faz sucesso com as mulheres, sofre com os horrores da Segunda Guerra Mundial e se torna padre para servir a Deus e defender a dignidade de cada ser humano.

Aos 32 anos, Adamczyk disse que foi um grande desafio interpretar um homem tão importante para a história, alguém que foi capaz de mudar a Polônia com seu pontificado.

“A preparação de um ator para viver este papel é impossível”, afirmou ele.

“É necessário preparar espiritualidade, misticismo e carisma. O único caminho que segui foi ter confiança e fé.”

Orçado em 15 milhões de euros (R$ 49,5 milhões), o filme é baseado no livro Storia di Karol, do vaticanista Gian Franco Svidercoschi.

A emoção que se quer passar ao público é completada pela sensibilidade da música composta por Ennio Morricone.

Os produtores dizem que, apesar de utilizar nos diálogos muitas palavras e frases do papa, o filme não é um documentário, mas uma obra de ficção baseada em sua vida.

“São 2h40 de filme. Mesmo assim, muitos personagens, muitas das pessoas que conviveram com Wojtyla, tiveram de ser fundidos num só”, afirma o diretor Giacomo Battiato.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344884/visualizar/