Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 11:04

    Imprimir


O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, cogita candidatar-se a governador do Rio de Janeiro no ano que vem, por um novo partido. O cenário mais provável é ele trocar o PPS, controlado por uma ala de oposição ao governo federal, pelo PSB.

Ciro é paulista, mas sua formação política se deu no Ceará, Estado que já governou. A hipótese de mudar seu domicílio eleitoral para o Rio atenderia a várias razões.

Ciro tem passado muito tempo no Rio, em razão da carreira profissional de sua mulher, a atriz Patrícia Pillar. Ele também vê um "nicho de mercado". "Não existe uma clara liderança de esquerda no Rio hoje. O PT, o PSB e o PC do B não têm nomes fortes", afirma o deputado federal Júlio Delgado (MG), da ala do PPS ligada a Ciro.

Cerca de metade da bancada de 16 deputados seguiria o ministro se mudasse de partido, de acordo com Delgado.

Outra razão para a mudança seria o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva necessitar de um palanque forte no Estado para sua reeleição em 2006. Por enquanto, o palanque do petista no Rio é composto pelo ex-deputado federal Wladimir Palmeira (PT), considerado muito fraco, que surge por absoluta falta de opção.

Em conversas com aliados seus no PPS, Ciro tem mencionado ainda que se sente desconfortável no partido desde que a direção nacional, comandada pelo deputado federal Roberto Freire (PE), deliberou no ano passado pelo desembarque do governo.

O ministro também não quer disputar o governo do Ceará contra o candidato do senador Tasso Jereissati (PSDB), seu mentor político. "A candidatura do ministro seria conjunta com a campanha pela reeleição de Lula", afirma o deputado Delgado.



Ciro estuda convite de outros partidos além do PSB. O PT poderia ser uma hipótese, mas o ministro teme ver sua estatura diluída em uma legenda já congestionada de pesos-pesados da política.

Para ter condições jurídicas de realizar o projeto, Ciro teria de mudar de domicílio eleitoral e de partido até outubro, um ano antes da eleição.

Anteontem, em Minas Gerais, o ministro Ciro Gomes deu indicações de que admite a possibilidade de se candidatar a governador do Rio de Janeiro. Ciro foi procurado pela reportagem da Folha ontem para comentar o assunto, mas não deu resposta.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344953/visualizar/