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Educação/Vestibular
Sábado - 16 de Abril de 2005 às 13:43

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´´Formação de professores em exercício, educação a distância e a consolidação de um projeto de formação: o caso da UFMT´´ é o título da tese de doutorado da Profª Kátia Morosov Alonso que foi apresentada no último dia 14, na Unicamp, e aprovada por unanimidade, com destaque pela defesa que a autora faz da escola pública. Para o reitor Paulo Speller, que fez parte da banca examinadora, a importância do trabalho realizado pela Profª Kátia Morosov reside, além da qualidade da pesquisa, no fato de ter registrado o pioneirismo da UFMT que, através do Instituto de Educação, foi a primeira universidade brasileira a oferecer a licenciatura em pedagogia na modalidade de ensino a distância.

Tendo como orientador o Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas da Faculdade de Educação da Unicamp, Kátia Morosov historia a iniciativa do Instituto de Educação da UFMT que, por meio do seu Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e nove prefeituras da região norte de Mato Grosso, iniciou, em 1995, a oferta experimental da Licenciatura em Educação Básica: 1ª à 4ª série, organizada na modalidade de educação a distância e voltada para professores em exercício da profissão. Relata que, a partir de 1999, a UFMT começou a expandir essa oferta de formação de professores, passando disponibilizar a licenciatura para quase todo o Estado. ´´De um projeto experimental, ´´ comenta a pesquisadora, ´´a licenciatura foi integrada ao Programa Interinstitucional de Qualificação Docente de Mato Grosso, atendendo, hoje, a quase três mil alunos/professores.´´

Em sua tese, a autora procurou analisar o conjunto de forças que atuaram na criação e desenvolvimento do projeto de educação a distância na UFMT. ´´A análise´´, explica, ´´ recai, mais precisamente, sobre os fatores e elementos que permitiriam reconhecer a licenciatura social e pedagogicamente em dois sentidos: na formação superior de professores em exercício e na organização da educação a distância.´´ O estudo concluído por Kátia Morosov procurou explicitar o ´´modelo formativo´´ de professores que surgiu da experiência do NEAD, com ´´o objetivo de ressignificar práticas dessa formação na modalidade de ensino a distância.





Fonte: 24 Horas News

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