Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 21:44
Por: Sandala Barros

    Imprimir


Macapá - O governo do Amapá lança na próxima semana o Plano Integrado de Combate à Dengue, que tem como objetivo aumentar o número de notificações de casos de dengue nas unidades de saúde do estado. O plano será desenvolvido em parceria com as prefeituras da capital e do município de Santana, o segundo maior do Estado.

Segundo o chefe da Dvisão Epidemiológica da Secretaria estadual de Saúde, Clóvis Omar Miranda, muitos casos de dengue são tratados em casa, o paciente deixa de procurar atendimento nas unidades de saúde, e não há registro disso. Miranda disse que é comum o paciente confundir os sintomas da dengue com os de uma forte gripe.

"Por isso, ele não vai à unidade de saúde, o que desfavorece a captação dos recursos federais já existentes para o combate a endemias, já que a destinação de verba para cada estado depende do número de casos registrados, ou seja, a medida é feita com base nas notificações feitas nas unidades de saúde", explicou Miranda.

O Plano de Combate à Dengue será desenvolvido em quatro etapas. A principal é o processo educativo da população por meio de campanhas educativas nos veículos de comunicação, incentivando a comunidade a procurar os postos de saúde assim que os primeiros sintomas da doença se manifestarem. "Além do aspecto educativo, vamos atuar de forma ostensiva no desenvolvimento de processos mais elaborados de controle da doença com ações de campo, assistência e capacitação nos hospitais e unidades de saúde", informou Clóvis Miranda.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Amapá, no ano passado, foram registrados 3.931 casos de dengue no estado. A estatística de 2005 está sendo atualizada, mas, de acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, os números são preocupantes e superam os três primeiros meses de 2004. Com o plano de ação, o governo estadual espera conscientizar a população da importância do registro de casos para garantir recursos federais para o combate à doença.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/347727/visualizar/