Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 10:08

    Imprimir


A Escola Estadual Vera Pereira do Nascimento, do bairro Grande Terceiro, foi escolhida para se beneficiar do Projeto de Inclusão Digital, uma iniciativa da Todimo Construção & Acabamento, desenvolvida em parceria com a Unirondon.

As aulas do curso de informática básica começam em maio e serão ministradas por quatro voluntários, alunos da Unirondon, no laboratório de informática cedido pela Todimo, na filial Cuiabá, no Campo Velho.

Inicialmente serão formadas duas turmas para o curso que terá entre 20 a 40 horas-aula.

Além do laboratório equipado com 16 computadores, programas e internet rápida, a Todimo vai ceder material didático, controlar a freqüência dos alunos e conceder certificados de conclusão. “Queremos que eles realmente aproveitem a oportunidade”, afirma Gracielli Pizzatto, psicóloga da Todimo.

O critério de escolha da escola foi a proximidade com o laboratório e o nível de carência. Segundo a diretora da escola escolhida, Kátia Celina do Espírito Santo, o curso vai resgatar a confiança da comunidade. “O projeto vai melhorar a auto-estima da escola, que almeja reconquistar a credibilidade no bairro”, afirma Kátia.

O controle de freqüência e aproveitamento também será acompanhado pelos pais dos alunos. Cabe à escola realizar uma reunião com os pais e sensibilizá-los para apoiar seus filhos. “Os pais vão assinar um termo de compromisso”, afirma a interventora.

Analfabetismo digital - Segundo o último senso do IBGE, apenas13 % da população de Cuiabá tem acesso à informática, o que coloca a capital mato-grossense na 161a posição no ranking nacional dos incluídos digitais. Em Várzea Grande a situação é ainda mais grave. Apenas 4 % da população tem acesso a computador e o município ocupa o 1546o lugar no ranking nacional.

Além de alunos de escolas carentes, o projeto de inclusão digital pretende instruir colaboradores da Todimo, seus familiares e integrantes da comunidade das regiões circunvizinhas da loja de Cuiabá, no bairro Campo Velho. “Vamos priorizar o ensino às pessoas que nunca tiveram contato com o computador”, afirma Gracielli.

A Todimo entende que a Inclusão Digital representa um canal privilegiado para equalização de oportunidades numa sociedade desigual em plena era do conhecimento. “A Informática é parceira da cidadania e da inclusão social, visto que, vem abrangendo cada vez mais atividades do cotidiano das pessoas”, afirma a psicóloga. “O aluno de agora pode ser o futuro colaborador da Todimo”, enfatiza.





Fonte: Pau e Prosa comunicacao

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348334/visualizar/