Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 29 de Março de 2005 às 20:02
Por: Cecilia Jorge

    Imprimir


Brasília - A educação básica será a prioridade do novo secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, empossado nesta terça-feira (29) pelo ministro da Educação, Tarso Genro. "A tarefa do novo secretário é centrar fogo nos vínculos da educação a distância com a qualificação da educação básica do Brasil, com a qualidade e ampliação da educação básica. Essa é a conexão mais imediata que o novo secretário vai ter que responder", disse Tarso Genro.

Pós-doutorado em Física, Ronaldo Mota exercia o cargo de secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE). Mota disse que o ensino a distância poderá ajudar na qualificação dos professores da educação básica. "É deprimente o nível da qualidade do ensino de Física, Química, Biologia e Matemática no ensino básico", disse o secretário. "Talvez, em termos educacionais, eu identificaria como o problema número um do país a nossa falta de educação científica. E essa falta é mais presente no ensino médio", acrescentou.

De acordo com Ronaldo Mota, atualmente 17,6 mil professores da rede pública de ensino médio dessas áreas de conhecimento e de Pedagogia já estão sendo capacitados por esse sistema. "O professor que passa por um processo de atualização, que usa redes de computadores e outros sistemas multimídias, certamente não só aprende o conteúdo específico, mas também se adapta às novas tecnologias", afirmou ele. Segundo o secretário, essa forma de ensino também permite que os professores sejam capazes de passar a utilizar as novas tecnologias em sala de aula.

O novo secretário, que substitui Marcos Dantas, destacou a importância do ensino a distância para a democratização da educação. "Tanto do ponto de vista da capacidade geográfica de atingir regiões nunca antes imagináveis como atingir camadas sociais absolutamente inatingíveis pelos métodos tradicionais".

O secretário também ressaltou a necessidade de criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na próxima semana, ele pretende começar a formar uma rede de pesquisadores na área de novas tecnologias educacionais para constituir a UAB. Para isso, Ronaldo Mota anunciou a intenção de criar, ainda este ano, bolsas de pesquisa para incentivar a produção de conteúdos didáticos e pedagógicos a partir dessas novas tecnologias. A previsão é que sejam concedidas 600 bolsas até o final de 2006.

Na cerimônia de posse foi lançada a minuta do decreto de regulamentação da educação a distância. A regulamentação refere-se ao credenciamento de instituições e autorização de cursos e programas de formação. O documento ficará aberto a consulta pública por 30 dias.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350320/visualizar/