Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 18 de Março de 2005 às 12:40

    Imprimir


São Paulo - A Ucrânia admitiu ter exportado 12 mísseis de cruzeiro para o Irã e seis para a China, segundo o jornal Financial Times. Em entrevista ao jornal, o procurador-geral da Ucrânia, Svyatoslav Piskun, confirmou que os 18 mísseis X-55 foram exportados em 2001, mas disse que nenhum deles foi vendido com as ogivas nucleares.

Os X-55 têm alcance de 3 mil quilômetros, o suficiente para atingir o Japão desde o continente asiático ou Israel desde o Irã. Esta é a primeira vez que a Ucrânia admite oficialmente que as exportações - denunciadas por um parlamentar ucraniano no mês passado - realmente ocorreram.

O Japão tem receio de que os mísseis vendidos à China possam ter acabado na Coréia do Norte, mas Piskun disse ao jornal que não há motivos para suspeitar que essa transferência ocorreu.

Arsenal

As exportações estão sendo investigadas em um processo secreto na Ucrânia e as embaixadas dos Estados Unidos e do Japão em Kiev querem que as investigações sejam tornadas públicas, segundo o jornal.

O Japão e os Estados Unidos estão preocupados com o que parece ter sido um grave vazamento de tecnologia do arsenal nuclear da antiga União Soviética. A Ucrânia tinha cerca de mil mísseis em seu arsenal quando a União Soviética acabou.

A metade deles deveriam ter sido devolvidos à Rússia nos anos 1990 e os demais deveriam ter sido destruídos, segundo um programa de desarmamento financiado pelos EUA. O processo de investigações foi iniciado ainda pelo governo anterior da Ucrânia.

Um empresário ucraniano foi preso e dois russos são suspeitos de terem organizado as exportações. Um dos empresários russos, Oleg Orlov, foi preso em Praga, em julho passado, a pedido da Ucrânia e está em curso processo de extradição. Há suspeitas de que dois funcionários do setor de exportações de armas da Ucrânia estejam envolvidos.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351984/visualizar/